Páginas

24 abril 2019

70ª Aniversário...

Algumas notas sobre 
o Liceu Nacional de Setúbal 
no 70ºAniversário
da inauguração do seu actual edifício.

.
… As primeiras posses a partir de Outubro de1901.
.
Em 28 de Outubro de 1901, é feita a Abertura do Livro de Posses, pelo professor Francisco Cordeiro, Director interino da Escola Municipal Secundária.
.
A primeira posse registada, com a data de 02 de Novembro, diz respeito ao Padre José Joaquim Peixoto do Carmo, professor provisório do 1ºGrupo (Português e Latim), que havia sido nomeado em 29 de Outubro de 1901;
.
No mesmo dia, Luciano Evaristo de Carvalho é empossado no cargo de Secretário da Escola Secundária.
.
Só em 18 de Setembro de 1902, surge a tomada de posse do novo Director da Escola Municipal Secundária, Dr. Manuel Neves Nunes de Almeida, posse essa que lhe foi conferida pelo Director interino, em exercício, Dr. Francisco Cordeiro.

Auto de Posse do Dr.Manuel Neves Nunes de Almeida
como Director da Escola Municipal Secundária
.
Dr.Manuel Neves Nunes de Almeida

(Como curiosidade, para os "mais novos", o Reitor Nunes de Almeida era bisavô do António José Alçada, antigo aluno deste Liceu na Década de 70)

.
Em 15 de Outubro de 1903, toma posse como professor interino, João António da Costa Leal, que vai leccionar as disciplinas de Geografia e História, da 1ª classe, de Geografia e Francês da 2ª classe e de Francês e Alemão da 3ª classe.
.
As disciplinas de Português, da 1ª classe, de História da 2ª classe e de Português e de Latim, da 3ª classe, ficam asseguradas, neste mesmo dia 15 de Outubro de 1903, com a posse do Reverendo José Joaquim Peixoto do Carmo.
.
Ainda no mesmo dia, 15 de Outubro, é conferida a posse ao Capitão António Ignácio Marques da Costa, como professor interino, com a incumbência de ministrar as disciplinas de Português à 1ª e 2ª classes e de Sciencias Naturais às 1ª, 2ª e 3ª classes.
.
Em 7 de Novembro de 1905, já como “Reitor do Lyceu”, Manuel Nunes de Almeida confere  posse a Manuel António Affonso Salgueiro num registo onde se menciona pela 1ª vez a designação de “Lyceu Nacional de Setúbal
(O Lyceu residia ainda na rua Antão Girão mas tinha já um desdobramento a funcionar na Igreja do Corpo Santo, junto da Igreja de Santa Maria).
.
Em 1 de Março de 1906, surge pela primeira vez o nome do professor António Luís Vaz que, vindo transferido do Liceu Nacional de Angra do Heroísmo, passará a ministrar as disciplinas do 1º Grupo (Português, Latim e Grego)
.
No mesmo dia é conferida posse a João José Miranda, como professor do mesmo 1º Grupo.
(A filha do Dr.João José de Miranda era casada com Álvaro Ramos Reynaud que  era  o mais novo dos irmãos Ramos Reynaud.    Era irmão  da D.Paulina Ramos Reynaud  que foi casada com  Guilherme Silva, ambos pais do Paulo Guilherme, Ricardo Jorge e Maria da Conceição.)
.
Em 18 de Outubro de 1906, é conferida posse ao professor do 5º Grupo (Geografia), Francisco Cordeiro posse essa que lhe foi outorgada pelo Reitor Nunes de Almeida.
.
No mesmo dia, 18 de Outubro, é o Dr. Luís Teixeira de Macedo e Castro que é empossado como professor interino do 2º Grupo (Francês),

Dr.Luís Teixeira de Macedo e Castro
numa foto de 1838, como mesário da Santa Casa da Misericórdia.
(Foto Américo Ribeiro?)
Conheci ainda o Dr.Macedo e Castro, na década de 60, já com uma idade avançada que não o inibia dos seus passeios diários ao longo da Av.Luisa Todi; era proprietário e residia no prédio onde mais tarde se instalou o Banco Comercial Português, ao lado do Hotel Esperança.
.
No dia 22 de Outubro de 1906, é conferida a posse ao professor interino do 7º Grupo (Físico Químicas), Carlos Alberto Faria
.
Em 31 de Outubro, é o professor interino do 3º Grupo (Inglês e Alemão) João António Costa Leal que toma posse do seu lugar, no Liceu de Setúbal.
.

Em 1907 é construído o edifício do Liceu, no parque do Bonfim (no local onde existe hoje a Escola Secundária Sebastião da Gama)

Liceu Provincial de Bocage
na rua Mariano Coelho
(A fachada da esquerda voltada para o edifício dos CTT)
.

Supõe-se que a partir de 1909 o Liceu já estivesse a funcionar no edifício da rua Mariano de Carvalho
.
Em 30 de Outubro de 1910, regista-se a posse de Bellarmino Augusto Pereira Abreu e Sousa, como professor interino do 5ºGrupo
.
Em 4 de Novembro de 1909, Diogo Albino Sá Vargas toma posse do cargo de professor interino do 6º Grupo (Ciências Naturais)
.
Com a data de 31 de Dezembro de 1909, regista-se a posse do professor de Gymnástica, José Francisco da Graça.
.
Em 5 de Outubro de 1910, regista-se o auto de posse de Libânio Constantino Alves do Valle, como professor do 2º Grupo.
.
Em 21 de Novembro, realizou-se uma sessão de tomada de posse, no Liceu, onde um grupo razoável de professores viu, por essa época de natural instabilidade política, uma “
estabilização” das suas relações com a escola onde exerciam a sua profissão. Assim sucedeu com os professores Bellarmino Augusto Pereira Abreu e Sousa (interino do 5º Grupo), Diogo Albino Vaz Viegas (interino do 6º Grupo), Francisco Cordeiro (interino do 5º Grupo) e João António Costa Leal (interino do 3º Grupo).
.
Nesta sessão é o professor João José Miranda, Secretário do Liceu Nacional de Bocage, quem assina os termos, no impedimento de Luciano Evaristo Coelho (Chefe de Secretaria do Liceu?);
.
O professor João José Miranda assina todos os autos de posse entre 21 de Novembro de 1910 e 15 de Maio de 1912.

Sem comentários: