Páginas

20 junho 2018

Por onde anda...

… o nosso dinheiro!
.
No local de maior destaque da primeira página do "Público"
podemos ler hoje este título:
.
"BCP decide não emprestar mais dinheiro 
a clubes de futebol."
.
Regulamento interno determina que (o) 
banco não pode voltar a emprestar a clubes de futebol.
.
Só a dívida do Sporting ao BCP atingia os 150 milhões de euros 
no final de 2017.
.
No interior, com um título destacado, a notícia continua:
BCP formaliza travão nos empréstimos ao futebol.
Parceiro histórico do Sporting já tinha instruções para não aumentar exposição aos clubes. Agora, através da actualização do regulamento interno, acaba de vez com os financiamentos a este universo.
.
Depois de vários anos a financiar de forma expressiva vários clubes de futebol, o Millennium BCP já não o poderá fazer. Miguel Maya, o novo presidente-executivo, acaba de inscrever no regulamento interno que o banco não pode voltar a conceder empréstimos a clubes de futebol, não só pelo risco que incorporam, mas por não serem o seu core business (actividade estratégica).
(…)
A decisão de Miguel Maya de inscrever agora no regulamento do BCP a proibição de dar financiamento aos clubes surge numa altura em que a relação do Sporting com a banca portuguesa se tornou explosiva.
Em Setembro de 2017, as responsabilidades do Sporting perante terceiros atingiam 330 milhões de euros.. Deste bolo 220 milhões de euros eram dívidas da SAD (Sociedade Anónima Desportiva) leonina ao BCP e ao Novo Banco. A maior parte da exposição da SAD à banca, cerca de 130 milhões de euros, está relacionada com os VMOC (Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis), enquanto os restantes 95 milhões de euros são empréstimos puros. Já as dívidas à banca do clube de Alvalade totalizam 80 milhões de euros.
(excerto do texto de Cristina Ferreira, no Público de hoje, dia 20.06.2018)
(…) 
Que banca é a nossa que deixa chegar as dívidas até este ponto?!!...
Alguém há-de pagar a conta… Normalmente o Zé que não bufa

Sem comentários: