Páginas

30 setembro 2016

Parabéns, Isabel Carriço!...

...parabéns Fernando Branco!...
.
A notícia é veiculada, pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, em 23 de Setembro

"A moeda alusiva às Colchas de Castelo Branco, da autoria dos escultores Isabel Carriço e Fernando Branco, que integra a série de moedas de coleção Etnografia Portuguesa, foi eleita Moeda de Prata do Ano (2015) pelo júri do concurso internacional Coin Constellation." 
.
Parabéns a todos os envolvidos no processo de produção desta magnífica moeda!

.
Parece-me que os autores não contavam com esta...
mas é mais uma satisfação para todos nós.


Isabel Carriço e Fernando Branco

Distinção em Moscovo
Moeda vence prémio internacional

Bordado de Castelo Branco - A primeira moeda portuguesa com cor conquistou o júri e destacou-se entre 240 moedas de 29 países.
.
As duas faces da moeda premiada

.
A moeda dedicada às colchas de Castelo Branco foi considerada moeda de prata do ano, no Coin Constellation, uma competição internacional de numismática que decorreu este mês na Rússia. A moeda, da autoria dos escultores Isabel Carriço e Fernando Branco é a primeira da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) com um motivo de cor, um pássaro azul, que faz parte da versão em prata que teve uma edição limitada a 2500 exemplar.

O prémio foi para mim uma surpresa porque eu não sabia que a INCM tinha concorrido e que estava incluída a nossa”, disse a escultora Isabel Carriço ao jornalista do jornal Reconquista, José Furtado.

Isabel Carriço esta satisfeita com o caminho que a moeda tem vindo a fazer desde que foi lançada em Castelo Branco, em 15 de Setembro de 2015.

A moeda teve três versões: uma de ouro, com 2500 exemplares, outra de prata com a mesma tiragem e uma terceira de cuproníquel com 100.000 exemplares, Esta última, com o valo facial de 2,5 euros, tem sido cunhada por edições e já foram várias as que saíram da Casa da Moeda, provando o sucesso da mesma.

Diz a escultora que “As moedas não devem ser só dirigidas aos coleccionadores, devem também conquistar o público.
.
O concurso de Moscovo contou com mais de 240 moedas de 29 países, tendo os participantes sido avaliados por um júri internacional “composto por peritos dos maiores museus, casas leiloeiras, associações numismáticas e media da especialidade.”, segundo informação do INCM.
.
Isabel Carriço e Fernando Branco não pretendem parar estando agora a trabalhar numa medalha sobre Fernando Pessoa e os seus heterónimos.
.
NB - 
Todo este post foi baseado no artigo que o jornalista José Furtado publicou hoje, 29.09.2016, no jornal Reconquista

Sem comentários: