Ticiano Vecellio
1488 – 1576
.
Vénus ao Espelho
.
Cupido, o mensageiro do amor, está às
ordens de Vénus, que se mira muito, consciente do poder que exerce. O quadro
pretendia ser provavelmente uma homenagem à harmonia neoplatónica renascentista
do amor. Em definitivo, é sobretudo um alarde de refinadíssima técnica pictórica.
As carnes lácteas da deusa, obtidas com a sobreposição de camadas de vernizes
de óleo semitransparentes, contrastam com a sensual delicadeza da cor vermelho escura
da capa, com a luminosidade do brocado, com o sedoso esplendor dos cabelos e
com o intenso brilho das jóias. Diz-se que Ticiano chegava por vezes a utilizar
até quarenta vernizes diferentes para obter efeitos especiais. Estudando esta
amostra de perícia pictórica admiramo-nos de que o procedimento
não fosse ainda mais complexo.
.
Cfr. Hereward Lester Cooke
In “Grandes Museus do Mundo”
Ed.Verbo – Setembro/1973
In “Grandes Museus do Mundo”
Ed.Verbo – Setembro/1973
Sem comentários:
Enviar um comentário