Páginas

04 outubro 2012

Actas da Câmara

Sessão de 25 de Novembro de 1959
…realizou-se a reunião ordinária semanal, sob a presidência do Excelentíssimo Senhor Manuel Filipe Pereira da Silva Magalhães Mexia, estando presentes os vereadores Senhores Doutor Joaquim Arco, Engenheiro António Barroso. Afonso Henriques Rocha  e Joaquim Rodrigues Simões.
Não compareceram os vereadores Senhores Engenheiro Agrónomo Raul Veríssimo de Mira e Doutor José Caldeira Areias.

O átrio da Câmara Municipal

.
Comissão Regional de Turismo da Serra da Arrábida
Foi presente um ofício em que a Comissão Regional de Turismo da Serra da Arrábida solicita, com vista às instalações dos seus serviços, que o Município ceda um edifício denominado do “Corpo Santo”, onde em tempos já remotos funcionou a confraria dos Navegantes e Pescadores da Vila de Setúbal, a fim de poder dispensar as dependências que ocupa nos Paços do Concelho. Declara ainda assumir o compromisso de reparação e arranjo completo do edifício pretendido. A Câmara deliberou manifestar a sua inteira concordância com a cedência do edifício solicitado. Devendo ser estudadas, antes da sua entrega, as condições em que se operará a cedência.
.
Serviços Municipalizados
Conduta de água para a Sécil.
A este respeito, apresentou o Senhor Presidente a proposta seguinte:
“Por contrato de trinta de Junho último, e em execução do deliberado por esta Câmara em reunião de vinte e três do mesmo mês, com a Sécil, foi negociado o adiantamento de mil cento e cinquenta contos para construção de uma nova conduta de abastecimento de água a uma central elevatória no sítio dos Pinheirinhos
A obra encontra-se já participada pelo Estado, devendo ser posta em breve a concurso, logo que se encontre elaborado o respectivo caderno de encargos.
Tratando-se de uma obra de  abastecimento de água, deva a sua administração, orientação técnica e fiscalização serem assumidas pelos Serviços Municipalizados.
Proponho, assim, a transferência da importância do referido empréstimo, no montante de mil cento e cinquenta contos, para os Serviços Municipalizados desta Câmara.
Apreciado o assunto, deliberou a Câmara aprovar por unanimidade, a proposta da Presidência.
.
Outros assuntos
Delegação da Pró Arte, em Setúbal.
O Senhor Presidente submeteu à apreciação da Câmara a proposta do seguinte teor:
Pelos Serviços de Secretaria, foi submetida à consideração superior, uma autorização de pagamento, na importância de dois mil e quinhentos escudos, a título de subsídio concedido á Pró Arte, no corrente ano.
Consta-me, contudo, que a referida instituição, no relativo ao Concelho de Setúbal, se encontra actualmente inactiva e a sua delegação nesta cidade totalmente desarticulada e em vias de extinção.
O subsídio concedido deve destinar-se a custear a aquisição do piano de concerto, instrumento musical que ficará na posse do Município no caso de cessação de actividades, no Concelho, da instituição cultural em questão.
É este, na verdade, o sentido da deliberação da Câmara Municipal, tomada em sete de Outubro de mil novecentos e cinquenta e oito, cujo teor, constante da respectiva acta, é o seguinte:
Subsídio à Delegação Pró Arte:
Sob proposta do Presidência, foi deliberado conceder à Delegação da Pró Arte desta cidade o subsídio ordinário de quinhentos escudos mensais, devendo aquela organização assumir o compromisso de, em caso de extinção, reverter para o Município todos os instrumentos musicais de que seja possuidor.
Nestes termos proponho:
A manutenção do subsídio dependerá de a Pró Arte  manter a actividade cultural neste Concelho.
O subsídio destinar-se-á, em exclusivo, à amortização do piano de concerto, enquanto o custo deste não se encontrar integralmente satisfeito.
No caso de dissolução ou cessação das actividades em Setúbal, da instituição cultural em causa, assumirá a Câmara directamente a amortização do custo do referido instrumento musical.
Caso mereça a aprovação, deve comunicar-se a deliberação à Delegação Pró Arte, em Setúbal e sede em Lisboa., para que informem do que tiverem por conveniente, pedindo-se ainda à Delegação de Setúbal, as contas correntes dos subsídios até à data concedidos e da amortização do piano de concerto.
Finda a leitura da proposta e depois de breve troca de impressões, deliberou a Câmara aprovar, por unanimidade, a proposta da Presidência. 

Sem comentários: