Páginas

27 outubro 2011

Uma "missiva" para o Senhor Baptista...

ExmºSenhor Baptista

Depois do pedido que lhe fiz no dia 12 de Outubro, sem de si ter obtido qualquer resposta, só posso deduzir que, além de ter falta de hombridade e de caracter, para além de ser um irresponsável naquilo diz... é também um cobarde!!... Uma espécie de avestruz que enfia a cabeça num buraco à espera que a "tormenta" passe... e o tempo a faça esquecer.
Não conte comigo para isso!...

O Senhor Joaquim Baptista

Em 09 10 2011, publiquei neste meu blog, uma fotografia de Castelo Branco que obtive em 26 10 2011 e que reproduzo de novo.

Mostra um sector da Praça do Centenário da República, na sua configuração actual, evidenciando a beleza de uma fachada da Câmara Municipal que, pelo menos desde 1960, esteve ausente dos olhos de todos os albicastrenses.

Nessa foto coloquei uma legenda que transmitia o que eu pensava sobre aquela perspectiva da Câmara Municipal:
"Como é que esta fachada tão bonita pode estar "tapada" tantas décadas?!... "


Uns dias passados, recebo uma mensagem de um Sr. Joaquim Baptista que nada teria de especial na crítica que faz, não fora o "pequeno" pormenor de a ter terminado acrescentando ao seu escrito uma frase que teve o condão de me ferir.
"Acho o seu comentário um exagero. Nunca esteve tapada, só não a viu quem não a quiz ver. Mais um bajulador."
Baptista dixit...
.
Resolvi contactar o senhor Baptista e enviei~lhe, num email, o seguinte texto:
"Exmº Senhor
Joaquim Baptista


Acabo de receber uma mensagem sua em que critica uma legenda que escrevi numa foto que obtive, há pouco tempo, em Castelo Branco.
Está no seu direito de criticar tudo aquilo que entender…
Vai ter de me explicar, no entanto, o que é que naquela legenda o levou a escrever a frase com que termina o seu “escrito” : “Mais um bajulador.”
E , se é certo que me considera um bajulador, gostaria também que me respondesse a uma outra pergunta: “Quem é que eu estou a bajular, naquela legenda que utilizei na fotografia da fachada posterior do edifício da Câmara Municipal de Castelo Branco?!”
Porque me sinto ofendido com tal comentário, gostaria de receber uma resposta sua a estas minhas dúvidas.
Espero que tenha a hombridade de assumir o que escreveu e responda com a brevidade aceitável a este meu anseio.
Só depois de receber uma resposta formal decidirei o caminho a tomar sobre este assunto.
Com a consideração devida
jjmatos"
.
E fiquei à espera de resposta...
Até hoje... nada!
Deve tratar-se de uma personalidade "intocável"!!...
.
Durante 45 anos, e todas as vezes que me deslocava a Castelo Branco, até 2005, sempre me alojei num 4ºandar da Avenida 1º de Maio (antes, 28 de Maio...) mesmo em frente do antigo Jardim "de trás da Câmara".



Sempre que vinha à varanda dava de caras com esse Jardim e via, Senhor Baptista, ali bem perto e uns metros mais abaixo, aquele espaço que o senhor diz que "nunca esteve tapado"...
Deixe que lhe lembre que existia um muro com cerca de 1,2m de altura por cima do qual emergia um gradeamento com outro tanto de altura e marginado, por dentro, por árvores altas e frondosas, desde o Mercado até ao edifício camarário.


É um facto que existia um portão junto do edifício camarário mas a partir de certa altura até foi fechado talvez para impedir que alguns "conhecedores do atalho" o utilizassem com frequência como passagem de acesso à Avenida Nun´Álvares... Claro que, virado para a Avenida Nuno Álvares, existia ali um outro portão através do qual os carros de serviço da Câmara e, eventualmente, alguns funcionários se serviam para estacionar por ali.
Na verdade o senhor não se deve lembrar disso... Quase nada se via. Os transeuntes que subiam a Avenida 1º de Maio, deslocando-se junto do passeio tinham dificuldade em desfrutar esta "relíquia" que ali esteve tapada desde há muitos anos.
E se não sabe... aprenda! Ninguém pode dar nada a ninguém... se nada tiver para dar...
E estando ligado ao ensino, como depreendo, devia ter mais cuidado consigo próprio e com aquilo que mostra! Os alunos não perdoam! São os nossos maiores (e melhores...) críticos...
Aprenda... investigue... e quando der opiniões... que sejam credíveis!!... E não fruto de "reservas" mentais... que, pelo que dá a entender, terão outro destinatário que não eu...
Vou deixar-lhe aqui algumas indicações sobre as árvores que por ali cresceram desde há muitas décadas. Pode ser que assim passe a ter vergonha daquilo que escreveu... senhor Baptista.("Nunca esteve tapada..." como diz na sua "crítica" )
.


Foto de José Pedro Barata (1944? 1945?)
Início da abertura da Avenida 28 de Maio


1. Na altura em que "rasgaram" a Avenida 28 de Maio (actualmente 1º de Maio) já lá existiam muitas árvores. Algumas foram abaixo... Outras ficaram, no espaço que estamos a considerar. Ficaram e continuaram a crescer, claro!... agora englobadas por um murete e um gradeamento, feitos então, que as separaram do passeio da avenida. Estrutura essa que tapava a visão de quem ali passeava... Estaríamos em meados da década de 40.
Esta foto de 1963 mostra, entre outras coisas, a proximidade das árvores do Jardim detrás da Câmara em relação à fachada posterior do Edifício


... e nesta outra, também de 1963, podemos confirmar a localização muito próxima do edifício, daquelas frondosas árvores que ali viveram até há três ou quatro anos.

Foto obtida em 25 de Dezembro de 1963...


O que é que os transeuntes daquele passeio podiam apreciar ao subirem a Avenida, sr.Baptista, da maravilha que atrás daquelas árvores se escondia?!...
... e aqui, uns anos mais tarde, também dá para ver a proximidade dos Cedros

Foto obtida em 24 de Dezembro de 1980


Na Páscoa de 1988, obtive esta foto que nos mostra muito bem a densidade do arvoredo que sempre existiu nequele antigo "Jardim de trás da Câmara"


Cedros frondosos existiam em abundância...
Como é que poderíamos admirar a fachada do edifício com um "bosque" à sua frente?!...


..."bosque" esse, bem patente nesta fotografia obtida no nevão de 1972 (1 de Janeiro), que nos mostra de uma maneira admirável, a impossibilidade de se apreciar o que estava por trás daqueles cedros para quem circulasse no sentido ascendente da Avenida 1º de Maio.

No dia 1 de Janeiro de 1972, nevou em Castelo Branco...
O telhado da Câmara estava a ser reconstruido



Esta fotografia vale pelo que mostra sobre a densidade da árvores que existiam no "Jardim detrás da Câmara", actual Praça do Centenário da República. Só um "olho especial dotado de Raios-X" conseguiria desfrutar o belo recorte arquitectónico que o Solar dos Viscondes de Oleiros apresenta no seu alçado posterior!!..


Dei-lhe a oportunidade de se retratar, de pedir desculpa pelo "impulso"... e, por mim, a "coisa" ficaria sanada.
V.Exª não o entendeu assim. Agora não me culpe por esta "missiva" que lhe envio... e que bem gostaria de ter evitado...


Mas V.Exª ficou "sem pio" quando lhe pedi uma explicação sobre a "aleivosia" que se permitiu "bolsar" a meu respeito...


Termina aqui o meu "diálogo"! Já me provou que não sabe dialogar...



A falta de hombridade que aqui ponho em destaque a este senhor "idanhense"... que é Joaquim Baptista, fez-me recordar um outro egitaniense, Homem que foi para mim um símbolo de Hombridade, de Honestidade intelectual, um Professor culturalmente imenso que conheci há mais de 50 anos aqui no Liceu Nacional de Setúbal e com quem aprendi alguma coisa daquilo que sou hoje - O Dr. Firmino de Deus Crespo.


Que pena não ter sido Professor do senhor Baptista, em Idanha-a-Nova...


Peço-lhe, a ele, que, lá no "assento etéreo onde subiu", desculpe as "impertinências" deste seu conterrâneo... que, com toda a certeza, não foi seu aluno!
.
(texto escrito em 19 de Outubro)

Sem comentários: