Páginas

01 outubro 2011

Actas da Câmara Municipal de Setúbal...

Sessão de 28 de Abril de 1959 …realizou-se a reunião ordinária semanal, sob a presidência do Excelentíssimo Senhor Manuel Filipe Pereira da Silva Magalhães Mexia, estando presentes os vereadores Senhores Doutor Joaquim Arco, Engenheiro António Barroso, Engenheiro agrónomo Raul Veríssimo de Mira, Afonso Henriques Rocha e Joaquim Rodrigues Simões.
Não compareceu o vereador Senhor Doutor José Caldeira Areias, cuja falta foi julgada justificada.
.
Voto de Agradecimento a Sua Excelência o Presidente do Conselho
Aberta a sessão, o Senhor Presidente, tomando a palavra, declarou:
“Por feliz e honrosa coincidência, realizou-se esta sessão na precisa data do aniversário natalício de Sua Excelência, o Presidente do Conselho.
É perfeitamente ocioso procurar exprimir ou realçar o alcance transcendente da data histórica em que Sua Excelência entrou para o Governo da Nação: ela fala por si pela obra extraordinária realizada por inspiração e sob a direcção de tão grande figura, e Vossas Excelências, Senhores Vereadores, certamente sentem tão bem como eu a solenidade e o significado da hora que passa.
Assim, tenho a honra de apresentar a moção seguinte:
A obra de Sua Excelência, o Presidente do Conselho consistiu numa renovação total de métodos políticos e administrativas de que resultou o ressurgimento do país na ordem interna e grande prestígio internacional.
Foi também a acção de Sua Excelência que conseguiu o factor de grandeza singular de preservação da paz para o nosso país por altura da última conflagração mundial.
Do clima de renovação interno destaca-se com significado particular para nós, a ordem administrativa de que resulta posição de alto prestígio de que desfrutam hoje as instituições municipais.
E da ingente obra de fomento e progresso material realizada sob a égide do Professor Salazar resultaram grandes benefícios para esta cidade, tendo-se-lhe ficado a dever, entre tantas e tão valiosas iniciativas, como o Porto de Mar, o Hospital Regional e, entre outros, este belo edifício dos Paços do Concelho, expressão bem palpável da acção do Governo de Sua Excelência, a bem da terra e da sua administração local.
Por todas as razões a Câmara sente o imperioso e mui grado dever de vincar aqui o seu profundo agradecimento a Sua Excelência, formulando ainda os mais veementes votos pela sua permanência no Governo da Nação
.”
Com o inteiro aplauso manifestado pelos Senhores Vereadores, foi a proposta aprovada por unanimidade.
Esta parte da acta foi aprovada em minuta para produzir efeitos imediatos.

.
Achado de valor arqueológico
Por ofícios do Governo Civil deste distrito e da Alfândega de Lisboa, tomou a Câmara conhecimento de que Sua Excelência, o Subsecretário de Estado do Orçamento, por seu despacho de trinta e um de Março findo, autorizou a entrega a este Município, com destino ao Museu da Cidade, de uma ânfora romana achada no rio Sado, que se encontra depositada na Delegação Aduaneira de Setúbal.
Foi deliberado solicitar ao Senhor Doutor Marques da Costa, perito em arqueologia, que se pronuncie sobre o valor da ânfora encontrada.

Sem comentários: