A exposição «Oleiros 50 anos em fotografia» foi inaugurada na tarde do dia 26 de Outubro e pode ser visitada até 21 de Novembro, aqui no Museu de Castelo Branco.
.
Integrada nas Comemorações do Centenário do Museu, apresenta fotografias da autoria de Acácio Martins Fernandes e Alberto Ladeira.
.
Acácio Martins Fernandes, em 1ºplano e
Alberto Ladeira
A inauguração permitiu ao presidente da Câmara de Oleiros, sublinhar o trabalho desenvolvido por aqueles dois fotógrafos em prol do concelho.
José Marques aproveitou a ocasião para entregar as medalhas do Concelho de Oleiros àqueles dois esplêndidos artistas.
Esta cerimónia de inauguração contou com a presença do Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias,
.
D.Antonino, Bispo de Castelo Branco
.
... e de representantes das autarquias de Oleiros.
Alberto Ladeira explica que a selecção de imagens procura retratar os últimos 50 anos do concelho, surgindo imagens bem representativas da sua evolução e dos momentos marcantes que aconteceram em Oleiros.
O drama dos incêndios...
“São 50 imagens onde se abordam temas distintos, como o flagelo dos incêndios, a Feira do Pinhal, o fogo-de-artifício ou as principais actividades económicas, como o sector florestal”.
.Uma foto antiga:
o Dr. Ilharco Álvares de Moura
Alguns grupos de 3 fotos estão dispersos pelas paredes:
Um grupo de 3 fotos"
Um grupo de 3 fotos"
José Pedro Barata
"A mostra apresenta uma selecção de 50 imagens dos dois fotógrafos que mais marcaram o concelho.
Acácio Fernandes, de 86 anos, fotografou o concelho de Oleiros durante 30 anos. Calcorreou as freguesias e os lugares mais recônditos para fotografar retratos a preto e branco, das mais diferentes ocasiões.
“Quando o Bilhete de Identidade passou a ser obrigatório fui a todas as aldeias e lugares do concelho, tirar as chamadas fotografias individuais. Foi um curso de vivência que fiz nesse período, pois conheci muita gente”, recorda Acácio Fernandes.
Alberto Ladeira teve em Acácio Fernandes um dos seus grandes mestres.
"Esta exposição também é uma homenagem por tudo o que Acácio Fernandes fez por mim", explica Alberto Ladeira que hoje continua profissional da fotografia
A ligação entre os dois fotógrafos sempre foi muito forte e em 2007 levou-os a apresentarem a exposição “Olhar Sobre o Passado – 30 Anos a retratar Oleiros”, no Posto de Turismo de Oleiros.
Cfr. “Oleiros mostra-se em 50 imagens”,
In Reconquista, on line em 4 de Novembro de 2010 às 14:07h
Ao centro, o jornalista João Carrega conversa com dois amigos.
Há muitos... muitos anos, nós "dávamos cabo da cabeça" do Sr.Carrega que era o jardineiro responsável pelos Jardins do Parque da Cidade de Castelo Branco. Ele "zangava-se" connosco... mas "aturava-nos com amizade"...
O Senhor Carrega do Parque era o Pai do João Carrega.
É uma pessoa que todos recordamos com muita saudade.
.
Tenho sempre a "concorrência"... à minha perna, nestes eventos. Desta vez foi uma fotógrafa simpática que se encarregou da "reportagem oficial". Espero ter a oportunidade de poder ver alguns dos "bonecos" que, profissionalmente, tirou durante esta tarde passada no Museu.
Sem comentários:
Enviar um comentário