Páginas

20 outubro 2010

Beira Baixa - 1962 - Julho

01/Julho/62
O Palácio da Justiça no centro da cidade?!
- Mas que tremendíssimo mau gosto!...”
É o título de um artigo de José Vieira Lopes.
Mais uma vez este “jornalista” errou nas suas previsões!...
.
01/Julho/62
O Dr. Antunes Valente
Conquistou o “Prémio António Enes” instituído pelo SNI (Secretariado Nacional de Informação) para a Imprensa Regional.
“Como largamente foi noticiado na imprensa diária, o jornalista Dr. Domingos Antunes Valente foi premiado pelo Secretariado Nacional de Informação com o Prémio António Enes e atribuído anualmente ao jornalista que, na imprensa regional, melhor trate de temas ultramarinos. O colaborador do nosso colega “Reconquista” concorreu a esse prémio em concorrência com dezenas de jornalistas da Metrópole, tendo sido o vencedor”.
.
01/Julho/62
Assembleia-Geral do Sport Benfica e Castelo Branco.
Foi muito proveitosa a sessão para a vida dificultosa do Clube.
Na sede do Centro Artístico Albicastrense, cedida para o efeito, realizou-se na passada segunda-feira, a anunciada Assembleia-Geral Extraordinária daquele clube desportivo, para tratar dos seguintes assuntos:
1º. Apreciação e discussão da solução económica do clube.
2º. Aquisição e dispensa de jogadores.
3º. Aquisição de treinador.
4º. Qualquer outro assunto de interesse para o clube.
Presidiu o Presidente da Assembleia-Geral, Dr. Martins da Cruz, secretariado pelos Srs. Rui Nunes Blasco e Ricardo Machado Gouveia(…)
Foram designadas várias Comissões que exercerão interessantes actividades.
A ideia que a Direcção do Sport Benfica e Castelo Branco apresentou à Assembleia foi a seguinte:
Constituírem-se várias Comissões que em colaboração com a Direcção angariassem meios de sobrevivência para o Clube, que ficariam assim denominados:
Comissão de recuperação e angariação de sócios;
Comissão encarregada de conseguir 200 sócios com cota extraordinária de 100 escudos mensais.
Comissão destinada a organizar um Peditório…
.
01/Julho/62
Carne de Vaca - Tabela de venda ao Público.
É a seguinte a tabela em vigor dos preços máximos de venda de carne de vaca, no Distrito de Castelo Branco:
.
Lombo - 32$00
.
1ª Categoria - pojadouro, coberta do pojadouro, alcatra, vazia, rabadilha,
acém redondo, , acém comprido, chã de fora e cheio, agulha, espelho e sete da pá:
Sem osso - 30$00
Com osso - 23$00
.
2ª Categoria – restos da pá coberta do acém, aba grossa, cachaço, peito alto, chambões, prego do peito, aba delgada, aba das costelas e rabo.
Sem osso - 20$00
Com osso - 16$00
.
Língua limpa - 30$00
Rim limpo - 28$00
Gordura - 4$00
Ossos - 2$00
.
08/Julho/62
O acto de transmissão de poderes no Governo Civil
No Salão Nobre dos Paços do Concelho realizou-se, no passado dia 2, momentos após a homenagem prestada pelos Municípios do Distrito ao Sr. Dr. José de Carvalho, a cerimónia de transmissão de poderes do Governador Civil cessante, ao novo Chefe dio Distrito, Sr. Dr. Simplício Barreto Magro.
.
08/Julho/62
No barulho novamente
Novo artigo de José Vieira Lopes, desta vez ilustrado por uma caricatura de sua autoria. Termina com umas palavras que, a tantos anos de distância acabam por deitar “por terra” algumas das teses que os comunistas “destas terras” veicularam depois do 25 de Abril.
Terminava assim o texto de Vieira Lopes:
Que essas pusilânimes criaturinhas me desculpem, mas eu pertenço ainda ao grupo (em vias de extinção compulsiva) dos que falam!
Não tenho medo nem dos homens nem das instituições que respeito na medida em que me respeitem! Depois, não sou nenhum terrorista, “mau mau”, carbonário, mação, mafioso, porque amo a Cidade onde nasci e me fiz gente, esta mesma cidade que, daqui a 100 anos (haja optimismo, pelo menos nisto…) me guardará melhor os ossos que… me tratou da carne.
E no fim de contas será você, leitor amigo, que dirá de sua justiça e se vale ou não vale a pena
Você e a Censura (a desculpa dos poltrões) que, em 17 anos de jornalismo, nunca me impediu de falar a meu modo, honra lhe seja feita.”
.
08/Julho/62
Nascimento
Na maternidade Bensaúde, em Lisboa, deu à luz no dia 17 do passado mês,
Uma criança do sexo feminino, a Sr.ª D. Maria Celeste Catana de Mendonça David, esposa do Agente Técnico de Engenharia, Sr. António Eduardo Correia Mendonça David e filha do Sr. Tem. Manuel Dias Catana e Sr.ª D. Catarina Moreira Romão Dias Catana.
.
15/Julho/62
Nascimento
Na sua residência em Castelo Branco, deu à luz, no passado dia 6, uma criança do sexo feminino, a Sr.ª D. Clotilde de Almeida Oliveira Salavisa Vicente, esposa do nosso muito estimado amigo e assinante João Salavisa Vicente a quem apresentamos os nossos cordiais parabéns.
.
22/Julho/62
Dr. José Sena Esteves
Na Casa de Saúde de Nª Sr.ª do Carmo, no Porto, foi há dias operado, com o maior êxito, o nosso prezado amigo e assinante Senhor Dr. José de Sena Esteves de Oliveira (?!). Soubemos que posteriormente sofreu qualquer abalo que muito assustou os seus amigos. Podemos no entanto informar que, nesta data, se encontra a caminho de um completo restabelecimento, pois o susto graças a Deus passou e oxalá dentro em breve o vejamos regressar, para uma total recuperação, à sua casa nesta cidade e ao convívio dos seus amigos.
.
29/Julho/62
Uma música de um compositor albicastrense
Foi classificada para o Concurso do 3º Festival Luso-Espanhol da Canção do Douro,
“Quero ir ao Douro” tem música e letra da autoria de António Garrido Carrega.
.
29/Julho/62
Dr.ª D. Rosa Teixeira Cardoso Justa
Na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, concluiu a sua formatura em Ciências Biológicas, no passado dia 24, a Sr.ª Dr.ª Rosa Teixeira Cardoso Justa, filha do nosso muito estimado amigo e assinante Sr. Manuel Cardoso Justa.
À nova licenciada, bem como a seus pais, apresenta a Beira Baixa a sincera expressão dos seus parabéns.
.
29/Julho/62
Falecimento
D. Flávia Augusta Tavares Mendonça Santos Pires Antunes
No passado dia 22, faleceu na sua casa em Castelo Branco, a Sr.ª D.Flávia Augusto Tavares Mendonça Santos Pires Antunes, de 63 anos de idade, esposa do nosso muito estimado amigo e assinante, Sr. Prof. José Pires Antunes, inspector orientador do Ensino Primário do nosso Distrito, mãe da Sr.ª Prof. Maria Amélia Tavares Mendonça Santos Pires Antunes Rapoula, casada com o Sr. Agente Técnico Rui Rodrigues Rapoula; Prof. D. Maria Teresa Mendonça S. Pires Antunes A. da Silva, casada com o Sr. Regente Agrícola Rómulo José Alves da Silva e do Sr. Dr. António José Mendonça Pires Antunes, casado com a Sr.ª D. Maria Gil da Silveira Pires Antunes.
À família enlutada e em especial ao Prof. Pires Antunes apresenta a Beira Baixa as suas sentidas condolências,
.
29/Julho/62
Acidente de viação
No passado dia 24, foram vítimas de um acidente de viação, entre Montargil e Ponte de Sôr, a Sr.ª D. Maria de Lurdes da Silva Cunha Mota Russinho, seu marido Sr. António Ribeiro Russinho e uma criada do casal, Assunção Antónia Mendes, de 15 anos, pelo que foram transportados ao Hospital de S.José, onde receberam tratamento, encontrando-se a Sr.ª D. Maria de Lurdes Mota e seu marido, internados na Casa de Saúde das Amoreiras.

Sem comentários: