Páginas

16 junho 2009

Lucy in the Sky with Diamonds

Lucy é o nome comum do esqueleto completo Australopithecus afarensis um espécime descoberto em Hadar, um Vale de Afar, na Etiópia.

Lucy é um Australopithecus afarensis

Em 1974, na região de Hadar, na Etiópia, foram descobertos por Don Johanson, os fósseis que constituíram quase metade do esqueleto de um mesmo indivíduo. Os ossos da bacia estavam suficientemente bem conservados para identificar o esqueleto como de mulher, a quem chamaram “Lucy”. Tinha uma capacidade craniana de cerca de 450 centímetros cúbicos, uma estatura com cerca de 1,20 metros e longos membros superiores. Não se encontraram indícios da causa da morte mas detectaram-se sinais de artritismo na coluna vertebral. Esta espécie deve ter vivido há quatro ou três milhões de anos e foi designada Australopithecus afarensis. Pensa-se que foi o antepassado comum a todos os Hominídeos.

Don Johanson, o "padrinho" paleontólogo
.
Ao fim de três semanas, na noite em que ficou terminado trabalho de campo relativo à reconstituição do esqueleto deste fóssil, houve festa no acampamento! O fóssil “AL 288-1” foi baptizado com o nome de Lucy porque, nesse momento, estavam ouvindo através de um “primitivo” gravador de campo, a célebre canção dos Beatles “Lucy in the Sky with Diamonds”.
.
Foram já encontrados fragmentos desta espécie pertencentes a mais de 300 indivíduos, datados entre 4 e 2,7 mihões de anos, todos na região norte do Grande
Vale do Rift incluindo este esqueleto quase completo de fêmea adulta, que foi denominada Lucy. Uma das características marcantes de Lucy é o tamanho de seu cérebro: 450 cm cúbicos. Um pouco maior que o cérebro de um chimpanzé moderno.
.
Vem este texto a propósito de uma notícia que li esta manhã, no Diário de Notícias, com o título “Julian Lennon ajuda mulher que inspirou os Beatles
Lucy Vodden, a fonte de inspiração do tema 'Lucy in the Sky with Diamonds', foi amiga de infância do filho mais velho de John Lennon. Quando este soube que Lucy se encontrava gravemente doente, decidiu ajudá-la.
Lucy in the Sky with Diamonds é uma das canções mais emblemáticas dos Beatles. Reza a história, segundo o The Guardian, que John Lennon compôs este tema depois de o seu filho Julian Lennon ter chegado a casa com uma fotografia de uma amiga, Lucy Vodden.
Lucy Vodden contou à imprensa: "O Julian entrou em contacto comigo quando soube que estava doente e disse-me que queria ajudar-me." Os dois ainda mantinham contacto, mas apenas por mensagens SMS.
O filho mais velho de John Lennon, que actualmente vive em França, enviou à amiga de infância flores e um vale de compras para ela poder comprar novas plantas uma vez que, noticia o The Guardian, uma das poucas actividades que Lucy Vodden ainda consegue fazer é jardinagem.
É bonito, não é?!...
# # # # #

N.B. – Eu tinha pensado não fazer, aqui no blogue, qualquer referência ao que se dizia na altura da composição desta peça musical, em 1967… Depois pensei melhor e decidi dizer alguma coisa. A História não se altera… e não se deve omitir a Verdade!
.
Lucy Vodden revelou que durante a sua adolescência disse a vários amigos que ela era a Lucy, de Lucy in the Sky with Diamonds:
"Cometi o erro de contar a amigos meus que eu era a Lucy da música. Mas eles disseram-me que a canção era sobre drogas. Na altura nem sabia o que era LSD e por isso fiquei calada".
.
Convém reparar nas iniciais que figuram no título escolhido por John Lennon:
Lucy in the Sky with Diamonds

Sem comentários: