Páginas

08 junho 2008

Beira Baixa - Notícias de 1956 Mai/Junho

6 de Maio
Câmara de Castelo Branco
Na reunião de 2 de Maio de 1956, foi aberto concurso para a adjudicação, por empreitada, da obra de "Arruamentos Diversos em Castelo Branco" (arruamentos da zona compreendida entre a rua de Santiago, a Granja e a Avenida de acesso ao novo Hospital e a ligação do Bairro do Cansado com o da Horta d'Alva).
.
6 de Maio
Casamento elegante
Uniram-se nesta cidade pelos sagrados laços do matrimónio, no dia 18 do passado mês, a Srº. D. Maria do Carmo Gonçalves Ribeiro, gentil e prendada filha da Srª D. Maria Nazaré Gonçalves Ribeiro e do nosso prezado amigo Sr. José de Oliveira Ribeiro, com o Sr. Tenente Armindo Martins Pinto Elvas, filho da Srª D. Maria da Ressurreição Pinto Elvas e do Sr. Vasco Martins Elvas (falecido).
Paraninfaram o acto, por parte da noiva, seus pais e, por parte do noivo, a Srª. D. Augusta Costa da Silva Elvas e o Sr. Dr. João Martins Pinto Elvas.
Para os noivos auguramos uma prolongada lua de mel e as maiores felicidades.

.
27 de Maio
Francisco Pinto Mouro deixou a Direcção Escolar do nosso Distrito e foi substituído por António Liberato de Oliveira.
.
3 de Junho
Anúncio
Grande Liquidação
de toda a existência
Flor da Avenida
Alameda Salazar, 7 a 11, em Castelo Branco
Por motivo de obras, a Flor da Avenida liquida a preços verdadeiramente excepcionais, a partir de 4 do corrente mês de Junho todo o seu "stock"
Enxovais de baptizado desde 45$00, etc. etc.! Tudo baratíssimo!!!
Centenas de contos vendidos, com desconto que chegam a atingir 50%
Aproveitem esta ocasião, se querem comprar Bom e Barato.
.
3 de Junho
Câmara Municipal de Catelo Branco
Na Reunião de 30 de Maio de 1956, a CMCB "adjudicou a José Pereira Monteiro Júnior, de Alcains, pela importância de 508.000$00, a empreitada de "Arruamentos diversos em Castelo Branco (arruamentos da zona compreendida entre a rua de Santiago, a Granja e a Avenida de acesso ao novo Hospital e a ligação do Bairro do Cansado com o da Horta d'Alva).
.
3 de Junho
Cultura
A Estátua de Amato Lusitano foi inaugurada pelo Secretário de Estado da Educação Nacional perante ilustres personalidades e muito povo.

.
Cerca das 17 horas chegou a Castelo Branco o Subsecretário de Estado da Educação Nacional, Sr. Dr. Baltazar Rebelo de Sousa, dando entrado no edifício do Governo Civil na companhia do Sr. Governador, onde era aguardado pelo Reitor da Universidade de Coimbra, Professores da Faculdade de Medicina do País e entidades oficiais de Castelo Branco.
Em frente do edifício e na Praça do Município, rodeando a estátua a inaugurar, as colectividades citadinas com os seus estandartes, o orfeão do Liceu e muitos milhares de pessoas aguardavam a cerimónia. A cidade veste as melhores galas.
Feitos os cumprimentos, o Sr. Subsecretário de Estado acompanhado das entidades oficiais segue até junto da estátua e procede ao seu descerramento, ouvindo-se nesse solene momento ruidosa salva de palmas e os acordes do Hino Nacional.
.
3 de Junho
Falecimento
Joaquim Martins Bispo
Finou-se nesta cidade, na manhã do dia 26 pp, o Sr. Joaquim Martins Bispo, decano dos comerciantes de Castelo Branco, com 87 anos de idade, casado com a srªD.Maria Amélia Gil Bispo, pai das srs.D.Maria Celeste, D.Helena Berta Gil Bispo da Costa Camelo, D.Augusta Maria e do sr.Camilo Martins Bispo e avô do sr.Raul Bispo da Costa Camelo.
O finado, que gozava nesta cidade de inúmeras simpatias, era dotado de excelentes qualidades de carácter tendo exercido com proficiência e zelo, lugares de relevo na nossa terra, ocorrendo-nos entre eles, os seguintes: Vereador, Presidente da Câmara Municipal, Administrador do Concelho, Vogal da Junta Geral do Distrito.
.
3 de Junho
Falecimento
António Vitor Pereira
Vitimado por doença que não perdoa, faleceu no passado dia 26 de Maio, o nosso Amigo e assinante, Sr. António Vitor Pereira. Contava 52 anos de idade e desempenhava há muito as funções de técnico de moagens da Nova Empresa de Moagens de Castelo Branco, Lda.
Estava casado com a Sr.ª D.Paula Folgado Crespo Pereira e era pai das Sras. D. Maria José Folgado Pereira e D.Maria Irene Folgado Pereira, respectivamente alunas na Faculdade de Farmácia de Lisboa e do Liceu de Castelo Branco.
.
10 de Junho
Pró Arte
Último Concerto da 4ª Temporada da "Pró Arte", no Salão da Biblioteca Municipal.
Às 21h 30m do dia 13 de Junho de 1956
Programa
I
Sonata em fá maior, op.24 (Primavera) --- Beethoven
Allegro
Adágio molto expressivo
Scherzo: Allegro molto
Pondo: Allegro ma non tropo
( violino e piano )
II
Polaca em dó menor --- Chopin
Balada em Sol menor --- Brahms
Sonatina em dó maior, op.13 --- Kabalevsky
Allegro assai e lusigndo
Andante
Presto
Prelúdio --- Fragoso
Jongo ( dança negra ) --- Lorenzo Fernandez
( piano )
III
Preludio e Allegro --- Pugnani - Kreisler
Berceuse --- Fauré
Caprichio --- Lopes Graça
Ministrels --- Debussy
Banjo e Fidele --- Kroll
( violino e piano )
Lídia de Carvalho Conceição ( violino )
Dr.José Carlos Picoto ( piano )
.
17 de Junho
Concurso do Vestido de Chita
Este já tradicional concurso terá lugar, este ano, na noite de 21 de Junho, no Parque da Cidade, estando a sua organização a cargo do Sport Benfica e Castelo Branco.
.
24 de Junho
Câmara Municipal de Castelo Branco

Na reunião de 20 de Junho de 1956, a Câmara deliberou designar para fazer parte do Conselho Fiscal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntário, os srs. José Vidal Sestay Júnior, como efectivo, e José Nunes Morão, como substituto

Sem comentários: