Páginas

29 maio 2008

Romagem de Saudade 4

Dia 23 de Maio - às 11 horas.
Antes e depois da Missa na Sé Catedral

Antes da partida do Cortejo para a Sé, os "Bombos de Almaceda" ensaiavam no "pátio do Liceu". Um grupo de Meninos do Jardim Escola João de Deus , não perdeu a oportunidade de "apreciar" aquela... barulheira! Uma fotografia imperdível...

Eu também fui um "menino do Jardim Escola"...
. Próximo da Sé, o cortejo ia já um pouco disperso
Ainda assim são bem visíveis o casal Sérvulo Correia, com o Rui Versos e, mais à frente, o Manuel Correia Santos Luis

.

Reencontros ao fim de muitos… muitos anos!...
A Maria José Folgado Pereira e a irmã Maria Irene “fazem-se à fotografia” ao lado do Zé Galvão e o do Olímpio Matos. Estiveram sem se ver, o meu irmão e elas, desde a Queima das Fitas, no Porto, em 1958... a fazer agora 50 anos…

.

O Manuel Sena Boléo chegou atrasado mas também quiz ficar na foto...
Eu fiz-lhe a vontade...que ele bem o merece!
Não o via desde que comemorámos, no "It'is", os 20 Anos do nosso 7ºAno, em 1973

.

Foi à saída da Missa que as manas Zezinha e Maria Irene
"reencontraram" os manos Luís e Eduardo.

.
Depois, o cortejo voltou a formar-se para se dirigir à Câmara Municipal, onde se faria a Apresentação de cumprimentos ao Presidente do Município Albicastrense.

Foi o Romeiro Rui Versos quem se encarregou de tal acto.

E fê-lo com um êxito enorme como o comprovaram as duas ou três "ovações" que ouviu, de um Salão Nobre cheio à cunha, a transbordar para a sala contígua. Depois de apresentar os cumprimentos, em nome dos Romeiros, o Rui Versos elogiou o Presidente Joaquim Morão pela obra que tem feito na cidade e, em dada altura, "incitou" o Presidente Joaquim Morão a deitar abaixo o mamarracho imenso que, em "tempos revolucionários", foi implantado, na Deveza, ali ao pé, em terrenos que foram do quartel do Regimento de Cavalaria 8. A Sala ia desabando com os aplausos...

. Até o Presidente se riu...

Depois desta sessão, no Salão Nobre, realizou-se a habitual fotografia de conjunto.

Nota-se bastante bem a "redução" que a Romagem de Saudade sofreu este ano... Não creio que a "crise" tenha muito a ver com "isto"... Nem a chuva!...

Talvez tenha algum interesse ver estas fotografias parciais que se seguem
Talvez possamos identificar um ou outro Romeiro conhecido.

Na primeira fila, a D.Maria Amélia Afonso, da Farmácia Higiene, que fez o seu 7ºAno em 1935/36, e o Artur Valente ainda cheio de "speed".
Mais atrás, o casal António Figueiredo e, um pouco mais para a direita a irmã Maria Augusta que já naquele tempo era altarica...
Lá para trás ainda identificamos o Valdemar Rodrigues Lourenço, o Fernando Jacinto Ribeiro, o Chico Lardosa, a Maria das Neves e o irmão Manuel Costa Alves, o Armindo Belo Ramos de Almeida e o "filho do Sr.Tomás Mendes do Cinema" (desculpa mas não consegui lembrar o teu nome)

Em primeiro plano, o Presidente Joaquim Morão, a Maria Irene Crespo e o Zé Romana Galvão. No segundo plano, descortinamos o Antunes Valente e a esposa Nini Ricciardelli, uma "albicastrense" mais "romeira" que muitas colegas nossas de liceu, residentes na cidade..., a Maria Celeste Capelo, a Maria José Folgado Pereira e o António Figueiredo.
Lá mais para trás podem ver-se o Hermenegildo Dias, o Olímpio Matos e o Valdemar Rodrigues Lourenço entre outros antigos alunos do Liceu Nun'Álvares.


Com o Presidente em primeiro plano e aparentando uma boa disposição, vemos aqui mais umas quantas caras conhecidas, para lá das já mencionadas anteriormente:
O ex-Presidente Manuel da Silva Castelo Branco, do 7ºAno de 1944/45, o Dr. Morais Martins, o Mendes Jorge com o Antunes Valente, o filho do antigo Reitor Dr.Catana Diogo, o Tonho Muzca, para lá da Nini e da Celeste Capelo no centro deste grupo.

A Maria Onémia com o Mendes Jorge e o Antunes Valente com a Nini Ricciardelli
.
A manhã de 6ªfeira terminou aqui. Seguiu-se o almoço na Senhora de Mércules.
Trataremos dele num próximo "post"...

Sem comentários: