Páginas

30 maio 2008

Beira Baixa - Notícias de 1956 Abril

1 de Abril
2ºConcerto da Pró Arte
Com o cantor Guilherme Kjölner, em
6 de Abril de 1956
A 4ªtemporada da Delegação de Castelo Branco, interrompida com as férias da Páscoa, vai prosseguir com um concerto de grande interesse.
Pela primeira vez vem à nossa cidade o consagrado cantor Guilherme Kjölner, acompanhado da distinta pianista Maria Amélia d’Abreu.
***
O tenor Guilherme Kjölner fez os seus estudos de canto em Milão, como bolseiro do Instituto de Alta Cultura. Tem cantado nos principais teatros do país e do estrangeiro. Tem no seu reportório lírico, entre outras, as óperas “Barbeiro
de Sevilha”, “Traviata”, “Rigoleto”, “Falstaff”, “Manon”, “Werther”, “Lúcia de Lamermoor”, etc.
Cantou em sucessivas temporadas no Teatro de São Carlos de Lisboa e no Coliseu.
A 2ªparte do concerto está a cargo de Maria Amélia Abreu, pianista distintíssima, de méritos já consagrados no nosso meio musical.
.
Programa
I
Nina - Pergolesi
Dalla sua Pace (Òpera “D.João” de Mozart
Serenata – Schubert
Vaghissima Senbianza – Donaudy
….….Canto: Guilherme Kjölner
……..Piano: Maria Amélia d’Abreu
II
Improviso – Schubert
A Caça (Estudo) – Paganini-Lizst
Canto de Luar – Ivo Cruz
Allegro de Concerto – Granados
…….Piano: Maria Amélia d’Abreu
III
Num sonho todo feito de incerteza – Alberto Toscano
Aquela moça – Luis de Freitas Branco
Ária da Ópera “Inês de Castro” - Ruy Coelho
Melodia d’Amor – Ruy Coelho
…….Canto: Guilherme Kjölner
…….Piano: Maria Amélia d’Abreu
.
Bilhetes e Programas na Papelaria de José Sérgio Feijão – Tel. 112
.
1 de Abril
Romagem de Saudade
Nas reuniões realizadas ultimamente no Liceu Nacional de Castelo Branco pelos antigos alunos residentes na cidade foram tratados vários assuntos com referência à Romagem dos dias 5 e 6 de Maio próximo e ficou esboçado o seguinte programa:

.
Sábado, dia 5 de Maio
Às 10 horas – Concentração de todos os romeiros no Largo da Sé
Às 10,30 – Missa na igreja da Sé rezada por um antigo aluno (Pe.Morgadinho) sufragando a alma de todos os antigos professores e alunos
Às 11,30 – Cumprimentos à cidade na Câmara Municipal.
Às 12,15 – Cumprimentos ao Liceu, no Liceu Novo.
Às 13 – Almoço de confraternização no Parque.
Às 16 – Visita ao antigo Liceu (edifício do Paço), cumprimentos à Escola Técnica ali instalada actualmente e assistência a uma aula dada por um antigo Professor.
Às 21,30 – Sarau e baile no Cine-Teatro Avenida.
.
Domingo, dia 6 de Maio
Visitas aos locais preferidos e passeios aos arredores.
Às 18 horas – Pôr do Sol no Jardim do Paço.
Às 21 – Marcha pelas ruas principais da cidade, confraternização com todos os albicastrenses e despedida.
***
Toda a correspondência deve ser dirigida a Albertino Vaz Álvares de Carvalho e Francisco Pires Marques, respectivamente, Secretário Geral e Tesoureiro.
.
1 de Abril
Tosse convulsa
Existindo alguns casos de Tosse Convulsa nesta cidade, torna-se público que a Delegação de Saúde se prontifica a vacinar quaisquer crianças contra esta enfermidade e sem encargos para os interessados.
.
1 de Abril
António Manuel da Silva
Regressou já a sua casa nesta cidade, vindo de uma casa de saúde do Porto, onde esteve internado durante alguns meses, o nosso prezado amigo Sr. António Manuel da Silva, Chefe da Circunscrição de Exploração dos CTT da nossa terra, que se fazia acompanhar de sua esposa , Srª D. Ascensão Morais da Silva e de sua irmã Srª D. Amélia da Silva
Ao que parece, aquele nosso amigo vem sentindo sensíveis melhoras, com o que muito nos congratulamos.
(O Sr. Silva dos Correios era o Senhorio da casa onde a nossa família viveu durante muitos anos, na rua das Constituintes nº24, hoje rua dos Peleteiros; a Srª D. Amélia era uma das professoras primárias conceituadas de Castelo Branco, nas décadas de 30/40)
.
8 de Abril
Casamento
Na 2ªfeira última, celebraram o seu casamento no Santuário de Nª Sª de Mércules, o sr. Tenente Alberto Morão da Costa Ferreira, filho do sr. Capitão Alberto da Costa Ferreira e da srª Felícia Morão da Costa Ferreira, com a licenciada em Farmácia, srªD .Emília Ferreira Pinto, filha de António Ferreira Pinto já falecido e da srªD. Hermínia de Oliveira Ferreira Pinto.
.
8 de Abril
Romagem de Saudade (na primeira página)
Continua a trabalhar-se com verdadeiro entusiasmo na recepção aos antigos alunos do Liceu de Castelo Branco e na organização do programa do qual, hoje, apenas publicamos uma amostra.
.
No dia 4 de Maio
À noite a cidade apresentar-se-á com aspecto festivo, estando iluminados com luz reflectida o Castelo, a Torre da Igreja de Santa Maria, a Torre do Relógio, o Passadiço do Jardim do Paço, a Torre da Misericórdia, o Cruzeiro de S.João, a casa de residência do Sr. Dr. Ulisses Pardal (antigo Palácio Ordaz), a Domus Minicipalis, o Arco do Bispo, as Capelas do Espírito Santo e da Srª da Piedade, os edifícios do Governo Civil, Câmara Municipal, Caixa Geral de Depósitos, Hotel de Turismo e Cine-Teatro Avenida.
Estas iluminações manter-se-ão nas noites de 5 e 6.
.
No dia 5 de Maio
Às 10 horas – Concentração no Largo da Sé
Às 10,15 horas – Missa na igreja da Sé por alma dos professores e alunos falecidos, sendo celebrante o Revº Pe. Joaquim Roque Morgadinho, antigo aluno do Liceu.
Às 11 horas – Cortejo do Largo da Sé até à Câmara Municipal, onde serão apresentados cumprimentos à cidade, na pessoa do Sr.Presidente e, seguidamente, visita ao edifício do Liceu onde, no átrio serão descerradas lápides comemorativas da primeira e segunda romagens.
Às 13 horas – Almoço de confraternização no Parque da cidade.
Às 17 horas – Visita ao Paço Episcopal onde funcionou o Liceu de Castelo Branco e onde um dos antigos professores dará uma lição
Às 21,45 horas – Sarau de gala no Cine-Teatro Avenida, seguido de baile
.
No dia 6 de Maio
De manhã – Visita dos antigos professores e alunos aos lugares das suas predilecções. Excursões à Serra da Estrela e da Gardunha, Barragem de Idanha, Monsanto e Termas de Monfortinho onde o antigo aluno do Liceu, Sr. Conde da Covilhã gentilmente oferecerá um almoço de camaradagem aos excursionistas
Às 18,30 horas – “Pôr do Sol” no Jardim do Paço, com uma vistosa iluminação, orquestra, cantares de Monsanto, recitativos e fados cantados por antigos alunos
Às 22 horas – Grande Marcha do S.João (do largo de...?!), através das ruas da cidade com bandas de música, archotes e balões a que se associa todo o povo da cidade e, finalmente, despedida junto à Câmara Municipal.

.
15 de Abril
Aniversário
Teve o mau gosto de fazer 70 anos e de passar à reforma o nosso prezado amigo Dr. Domingos Martins Romão que, durante mais de quarenta anos exerceu com inteligência, saber e devoção o cargo de notário, em Idanha a Nova, Fundão e, por fim, Castelo Branco.
.
15 de Abril
Pedido de Casamento
Pelo sr. António Venâncio Leão e sua esposa srªD. Maria do Céu Riscado Leão foi pedida para seu filho sr. José Venâncio Riscado Leão, estudante da Faculdade de Direito de Lisboa, a mão da srªD. Maria Amélia Castanheira Dias Rato

1 comentário:

MadalenaC disse...

Boa tarde
Cheguei ao seu blogue, por associação de palavras, na pesquisa de música tradicional da beira-baixa, mesmo do cancioneiro tradicional, com som do adufe, pode-me dar algumas sugestões como albicastrense?
Sabe que vivi em Castelo Branco no final dos anos 80, e tive o previlégio e a honra de conhecer e conviver com o Engº António Russinho; foi uma pessoa absolutamente 'à frente' para o seu tempo, um artista e um temperamental, que fez grandes feitos p'la sua cidade. Isto tudo por causa da Pró-Arte!...
Agradeço imenso
Madalena C