Páginas

12 dezembro 2007

Escolhidos por concurso...

Professores não deverão estar em maioria no
órgão que vai seleccionar o director e que
contará com a participação das autarquias
.
(…) Assim, o órgão máximo das escolas deixará de ser eleito e a selecção do director passará a ser feita por concurso, mediante "critérios transparentes e em função do mérito dos candidatos"
(…)A esse concurso só poderão candidatar-se professores dos quadros, mas que podem ser de outras escolas, desde que estejam "qualificados para o exercício das funções, pela sua formação ou pela experiência já adquirida".A escolha compete a um novo órgão, o "conselho geral" onde estarão representados professores, pais, autarquias e actividades locais. Os docentes não deverão estar em maioria no conselho geral.
(…)Os alunos do ensino secundário, que perdem o direito de participar na escolha do modelo de direcção (Conselho Executivo ou Director). A proposta do Governo atribui ao director a gestão administrativa, financeira e pedagógica e será também ele a designar os responsáveis pelas estruturas de coordenação e supervisão pedagógica (como os coordenadores de departamento curricular).

"É mesmo de directores que sejam líderes que nós precisamos", dotados de "autoridade" mas que respondam pelos resultados e "prestem contas aos conselhos gerais", defendeu Sócrates, ontem na Assembleia da República.
.
Quem é que havia de dizer que eu, algum dia, viria a concordar com o Primeiro Ministro que nós temos?!...

Quando eu entrei na "carreira docente" era assim... E foi assim durante 15 anos!
Depois... Bem! Depois foi sucedendo o que todos sabemos. A incompetência instalou-se no 10ºandar da "5 de Outubro" e a permissividade alastrou e deu "nisto"... istó é, a incompetência foi-se instalando também na maior parte das nossas escolas onde ninguém manda... onde ninguém se responsabiliza por coisa alguma...
.
cfr.Isabel Leiria
no "Público"
Hoje 12.12.2007

Sem comentários: