Páginas

27 dezembro 2007

Beira Baixa - 1954 - Ago/Setembro

21 de Agosto
Nascimento
Maria Helena Galião Proença dá à luz uma menina.
.
28 de Agosto
Desporto
Crónica "Beira Baixa Desportiva" por Santos Pires
.
Hóquei em patins
Covilhã, 3 - Castelo Branco, 1
No passado dia 16 assistimos a este jogo realizado no rink "João António", de Alpedrinha e confessamos que ficamos um tanto ou quanto desiludidos. Aquilo é tudo menos desporto. Não no que respeita aos jovens jogadores, tanto covilhanenses como albicastrenses, pois embora estejam agora, por assim dizer, no princípio, procuram ir já fazendo alguma coisa de jeito . O que não é desporto é a forma como se comportam as assistências que, pouco ou nada percebem daquele desporto e por tudo barafustam.
Também não está certo que para estes jogos não se escolham árbitros competentes pois sem estes não se pode jogar regularmente. O organizador deste torneio teria de facto prestado um grande serviço ao hóquei patinado na Beira Baixa, se tivesse deslocado até Alpedrinha um árbitro oficial. É de louvar a sua iniciativa e o seu dinamismo em prol da patinagem, podemos mesmo dizer que é o sr.Dr.Sá Pereira o seu precursor mas para a obra ser completa não deve descurar a questão das arbitragens.
O jogo foi interrompido tendo o primitivo árbitro sido substituído por um assistente. Nesta altura já os covilhanenses ganhavam por 2-1, pontos estes que foram anulados.
O jogo continuou com os grupos empatados, mas no final, os covilhanenses venceram os albicastrenses por 3-1. Depois, com espanto geral, foi anunciado que o jogo tinha sido anulado.Esta decisão foi mal recebida por um grande sector do público, pois os covilhanenses ganharam com merecimento. A arbitragem foi boa.
Dos jogadores covilhanenses o melhor é o nº5, embora os restantes sejam regulares; no conjunto, o grupo covilhanense foi superior.
Dos jogadores locais, Grilo I foi o melhor e será grande no hóquei em patins se deixar de ser tão pessoalista, seguindo-se Morão, que executou algumas defesas de valor; Grilo II, no pouco que jogou teve alguns passes a seu primo, de grande valor; Lima não parece o elemento do ano passado; o defesa foi muito fraco e o nº4, esse nada fez de útil e andou quase sempre descontrolado, pecando muitas vezes por ser violento.
O grupo local é muito mais fraco do que o da época transacta.
No intervalo e no final do jogo exibiu-se a distinta patinadora do Sport lisboa e Benfica, Edite Cruz que agradou a toda a assistência.
.
4 de Setembro
Batalhão de Caçadores nº6
Juramento de Bandeira da Recruta de 1954
(palestra proferida pelo Aspirante a oficial, senhor Adelino de Amorim Robalo Cordeiro)
.
18 de Setembro
Casamento
No Santuário Mariano de Nª Sª de Mércules realizou-se no dia 11 do corrente, o enlace matrimonial da srª D.Mariana Carriço Goulão com o sr.Dr. Henrique Mendes Carvalhão.
.
18 de Setembro
Colégio de Nª Sª do Rosário
Rezou-se a primeira missa na Capela do novo e grandioso edifício do Colégio de Nª Sª do Rosário, na 4ªfeira, dia das Dores de Nossa Senhora. Celebrou-a Monsenhor Santos Carreto.
.
18 de Setembro
Casamento Elegante
No dia 9 do corrente, uniram-se nesta cidade, no santuário de N^Sª de Mércules, pelos sagrados laços do matrimónio, a srª D. Manuela Fernão Pires Ferreira Pinto, gentil filha do sr. Dr. António Ferreira Pinto e da srª D.Lucília Fernão Pires Ferreira Pinto, com o sr.José Carrega Marçal Grilo, filho do nosso prezado amigo sr. José António Marçal Grilo e da srª D.Maria Carrega Marçal Grilo.
.
25 de Setembro
Custo de Vida
Tabela de preços máximos da venda de carne de vitela ao público.
.

Carne de 1ª Categoria ...............sem osso ............com osso
Perna ......................................24$00...............19$00
Cheio, agulha, sete e espelho da pá .........................19$00
.

Carne de 2ª Categoria ...............sem osso.............com osso
Restos de pá, Fundo, Chambão,.......................................
Cachaço, Peito, Abas e Rabo ..................................19$00
Rim limpo ................................ 24$00 ............-------------
Rilada e gorduras .........................5$00 ............-------------
Ossos .......................... ...... ------------- .................2$00

Sem comentários: