Páginas

02 agosto 2007

Labor nº217 - Janeiro/1963

A Labor era uma revista feita por Professores e destinada a Professores.
Tinha uma periodicidade mensal e publicou-se durante muitos anos.
No exemplar publicado em Janeiro de 1963 encontram-se ali mencionados os nomes de todos os professores que frequentaram os Estágios Pedagógicos nos Liceus Normais de Pedro Nunes, em Lisboa, D.João III, em Coimbra e no Alexandre Herculano, no Porto.



A capa da Revista Labor tinha sempre este aspecto.

Apenas variava a cor....

.
Há muitos nomes de Professores dispersos pelos três Centros de Estágio que estão relacionados com os Liceus de Castelo Branco e de Setúbal.
.
No Liceu de Pedro Nunes, damos conta de alguns:
No 1ºAno
A Maria Fernanda Pires de Matos, professora de Françês foi "efectiva" em Setúbal.

O António Mimoso Aragão Figueira de Freitas foi professor "eventual" de História e Filosofia, no Liceu de Setúbal, em 1959/60, antes de ingressar no Estágio. Depois fez vida no Liceu do Funchal,terra de sua naturalidade.
O João Gonçalves Ribeiro, também professor de História esteve professor em Setúbal, durante um ou dois anos, após o Exame de Estado.
No 6ºGrupo, de Ciências Naturais, vários professores do nosso Liceu ali estão mencionados.
O António Maurício Pinto da Costa que fez vida no Liceu de Setúbal antes e depois do estágio;
o João José Mendes de Matos que fez vida no Liceu de Setúbal, antes e depois do estágio; e
o José Gomes Mateus que, depois do Estágio, regressou a Setúbal por mais um ano ou dois e foi fixar-se em Lisbos no Liceu de Gil Vicente. Não sei dele há muitos anos.
Nada tendo a ver com o Liceu de Setúbal, não quero deixar de assinalar as nossas colegas do 6ºgrupo algumas das quais não sei por onde param.
A Maria Alice Duarte de Mascarenhas
A Maria Gracinda Teresa de Jacques
A Maria Manuela dos Santos Faria
A Maria Salomé Soares Pais que enveredou pelo Ensino Superior e é Catedrática na FCL e
A Maria Teresinha Elisinha de Meneses
Era um grupo muito equilibrado que manteve contactos durante algum tempo

No 2ºAno
O Luis António Gouveia de Macedo foi professor "efectivo" de Inglês, em Setúbal, tendo casado com a colega Maria Fernanda Pires de Matos.
O Vicente José Sanches Vaz Pardal era estagiário de História e Filosofia. Fez vida no Liceu de Castelo Branco
O Joaquim Simões Redinha representava o 8ºGrupo (Matemáticas) e creio ter sido professor em Castelo Branco durante alguns anos..



.No 1º Ano do Liceu Normal D.João III, em Coimbra, apenas destaco, no 9ºGrupo (Desenho), o pintor Salvador Rodrigues Martins que, durante três ou quatro anos foi "efectivo" aqui no Liceu de Setúbal.


No 2ºAno, deparamos com um 8ºGrupo (Matemáticas) onde se destacam o Artur Dias Branco, antigo aluno do Liceu de Castelo Branco e o João Carlos Cerqueira que foi professor do Liceu de Nun'Álvares



No Liceu Normal de D.Manuel II, no Porto (actual Liceu Rodrigues de Freitas), frequentava o 1ºAno, o nosso amigo Hermenegildo de Jesus Dias, no 2º Grupo (Francês), que foi aluno no Liceu de Castelo Branco e nosso "mentor" na pré-JEC e na Conferência de S.Vicente de Paulo.

Sem comentários: