Páginas

05 agosto 2007

Don Genaro Sánchez Escartin

Feira de Santiago
.
No dia 5 de Agosto de 1972 comemorou-se o Dia de Badajoz, na Feira de Santiago.
Numa política de aproximação e de atracção turística aos veraneantes daquela região espanhola e atendendo ao facto de serem as praias de Setúbal as mais chegadas àquela "árida" e "tórrida" região da Extremadura espanhola, foi decidido implantar junto ao Caia alguma propaganda turística, ao estilo dos actuais "outdors", lembrando as maravilhas das praias da região de Setúbal...

Resolveu-se também dedicar a Badajoz um dos sábados incluídos na Feira de Santiago.
Feitas, pessoalmente, as "demarches" devidas, num tórrido dia em que os termómetros ultrapassaram os 40ºC, em Badajoz e nos foi dado matar a sede com...Coca Cola gelada (que ainda não havia do lado de cá da fronteira!)... decidiu o Ayuntamiento de Badajóz aceitar o convite que lhe foi feito para estar representado nesse dia, em Setúbal.

E foi o "concejal" do Ayuntamiento da Cidade Pacense, Don Genaro Sanchéz Escartin que foi recebido na Câmara Municipal de Setúbal, na tarde daquele já distante dia 5 de Agosto do ano de 1972.

Don Genaro Sanchez Escartin

.No dia 5 de Agosto, um sábado à tarde, pelas 17 horas, houve uma sessão de recepção e cumprimentos no Salão Nobre da Câmara, onde foram trocadas algumas palavras simpáticas e de apreço, durante a qual foram oferecidos, a D.Genaro, um "Tríptico de Luciano", uma cópia bonita do Tríptico que sevia de fundo àquela cerimónia, e um pequeno bloco de "Brecha da Arrábida" a servir de base a uma "Espada de Santiago". Um "trofeu" muito bonito... Como oferta ao Alcaide de Badajoz, foi entregue a D.Genaro um belo exemplar de "Obras de Bocage", em papel bíblia, da Editora Lello & Irmão.

.Pelas 18 horas,realizou-se uma visita guiada à Feira de Sant'Iago e, pelas 20 horas, assistimos todos, num "recanto" da Feira a que se deu o nome de "A Lareira" e dirigido pela D.Lucette Albino, a um jantar íntimo acompanhado por uns fados cantados por alguns artistas setubalenses.
.
À noite, pelas 22 horas, no Estádio do Bonfim, assistimos a um espectáculo de variedades, promovido a favor do Hospital Infantil S.João de Deues, de Montemor o Novo e onde pudemos apreciar os dotes artísticos dos artistas nacionais Maria da Graça, António Calvário e Maria de Lurdes Resende, para além dos "meio-cartaz" da casa, Tucha Mascarenhas, Paulo Jorge, Maria Marques e José Taborda.
.
No dia seguinte, Domingo dia 6, a partir das 10 horas, realizou-se um passeio no Rio Sado que nos levou de visita a grandes empreendimentos industriais e turísticos como o Socel e o Torralta.
.
Foi um dia maravilhoso o que passámos então, não faltando um sol radioso e... uma brisa forte, ao fim da tarde, como sucede quase sempre na época da Feira!
.
Don Genaro e Dona Pilar tiveram o ensejo de conhecer toda a nossa costa desde a Mitrena até à Arrábida! E ficaram encantados... apesar dos problemas surgidos por essa altura a respeito dos efluentes da Socel. Mas aquela costa da Serra da Arrábida, vista o mar, não poderão mais esquecer...
.
Às 13 horas foi servido o almoço, no restaurante Galeão, do Portinho da Arrábida.
À tardinha, já bem depois das 16 horas, iniciou-se o passeio de regresso a Setúbal através da Serra da Arrábida cujas vistas deixaram deslumbrados os nossos visitantes do Ayuntamiento de Badajoz.

Dona Pilar Escartin

.
Uma semana mais tarde, o jornal Hoy, da região de Badajoz, publicava em 12 de Agosto de 1972, uma entrevista com o Concejal Don Genaro Sanchez Escartin em que este descreve, com algum agrado, o dia magnífica que passou entre nós.
.
É esse documento que aqui deixamos assinalado, quase na íntegra:


O "rosto" da entrevista - 12 de Agosto de 1972

.
Uma referência à indústria da celulose recentemente implantada

.

O dia correu bem a D.Genaro Sanchez Escartin...
e, ainda por cima, a Espanha ganhou nesse dia a final do
Torneio de Hoquei em patins...
.

.

Don Genaro e o José Luis Rocha Lourenzo, um "quase" galego...a jogar em casa!.

Dona Pilar e a Paula Costa

.

O Rocha Lourenço e Dona Pilar

.

No passeio pelo Sado
A cabeça do Jorge Costa, em baixo no primeiro degrau, ladeado pela Gi e pelo António Alves. O meu ex-aluno Rocha Lourenço, com o Maestro José Azoia atrás, preenchem o resto da escada. Ainda mais atrás, à esquerda, preparando a máquina fotográfica, o fotógrafo setubalense Américo Ribeiro.

É muita saudade junta...nesta fotografia que faz hoje 35 anos!

Sem comentários: