de
André Franquin
Desenhador e argumentista
(1924-1997)

André Franquin (1924-1997)
A convite de Jijé, pega na série Spirou em 1946 publicando a primeira história completa do herói n “Almanach Spirou 1947”. Entre 1948 e 1949, acompanha Jijé e Morris nos EEUU e no México, mas regressa à Europa mais cedo que os seus companheiros. Nos anos seguintes, dedica-se essencialmente a desenvolver a série Spirou e Fantasio, introduzindo no universo desta banda desenhada algumas criações fabulosas, como o Marsupilami, Zantáfio, Zorglub, etc.
André Franquin morre no dia 5 de Janeiro de 1997, dois dias depois de ter completado 73 anos."
in, Público e ed.ASA
Cabelo ruivo rebelde, fato vermelho com botões dourados, chapéu redondo – eis Spirou, uma das mais célebres e celebradas personagens da banda desenhada europeia. As suas histórias que começam no já distante ano de 1938 na revista que tem o seu nome, continuam hoje a alimentar o espírito de aventura e o imaginário de gerações sucessivas de leitores de todas as idades.
Criado por Rob-Vel, Spirou era um paquete de hotel travesso que vivia peripécias engraçadas e ingénuas. Mas a série foi ganhando dimensão graças a outros criadores – de Jijé a Franquin, de Fournier a Tome e Janry, de Nic e Cauvin a Munuera e Morvan, de Yves Chaland a Yoann e Vhelmann – que lhe deram vida ao longo das décadas seguintes e enriqueceram o universo desta BD com personagens fbulosas como Fantásio, Spip, Champignac, Zantáfio, Seccotine, Zorglub e, sobretudo, o genial Marsupulami.
A série Spirou e Fantasio é, ao longo das mágicas e divertidas aventuras dos dois heróis, um brilhante retrato do nosso tempo.
In, Público e Ed.ASA

O Conde de Champignac e Spirou

O Marsupilami
Marsupilami é uma personagem criada em 31 de Janeiro de 1952 por André Franquin.
O Marsupilami é um mamífero marsupial, de cor amarela com manchas pretas com uma cauda "quilométrica". Vive na floresta da Palombia, tem uma força fenomenal (utiliza a cauda para socar) e é um grande consumidor de piranhas.
A primeira vez que o Marsupilami apareceu foi na revista de Banda Desenhada do Spirou, a 13 de Março de 1952 em "Spirou e os Herdeiros" . Uma das condições para Fantásio receber a herança de seu tio era ter de ir à floresta da Palômbia e capturar um marsupilami, um animal de cor amarela com manchas pretas e uma longa cauda, nunca visto aos olhos dos humanos (excepto do tio de Fantásio). O marsupilami é capturado e torna-se então um companheiro inseparável nas aventuras de Spirou, Fantásio e do esquilo Spip.
O Marsupilami, Spirou, o Conde de Champignac e Fantásio
Sem comentários:
Enviar um comentário