Páginas

08 julho 2007

A "Catitinha"

Com a Torre dos Clérigos lá ao fundo, conheci a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, em Outubro de 1956 e ali permaneci nos dois anos lectivos seguintes. O Largo dos Leões, onde se situa, é uma referência importante na Invicta Cidade.

A Faculdade de Ciências do Porto

Num desses anos, tive como mestre na cadeira de Antropologia o Prof.Santos Junior, um homem que claudicava de uma perna e dizia muitas coisas em que nós não acreditavamos... como era o caso quando se referia à altura de que caíra num acidente ocorido em serviço, em Moçambique(?)... e que todos os anos aumentava uns quantos metros!

As aulas práticas de Antropologia estavam a cargo da Assistente, Doutora Leopoldina Ferreira Paulo, que em 1944 fora a primeira mulher a doutorar-se em Ciências Biológicas, na Universidade do Porto, com a tese "Alguns caracteres morfológicos das mãos dos portugueses".

Casualmente, passou-me pelas mãos, durante este fim de semana, a Revista dos Antigos Alunos da Universidade do Porto, na sua edição saída em Julho/2007, na qual deparo. na contra-capa, com a fotografia que aqui vos deixo.

Leopoldina Ferreira Paulo
Primeira Doutorada na UP - Novembro de 1944
.
Esta fotografia é de Novembro de 1944 e ela era bem mais nova do que quando a conheci em 1956.
Conhecíamos esta Professora pela alcunha de "A Catitinha"...

Sem comentários: