Páginas

30 julho 2007

Eles foram meus Professores...

Ano lectivo de 1954-55

Noções Gerais de Química – Física
Cadeira do 2ºAno do Curso de Ciências Biológicas


A Professora Branca Edmée Marques de Sousa Torres nasceu em Lisboa a 14 de Abril de 1899 e ali faleceu em 19 de Junho de 1986.

Branca Edmée Marques, em 1926

Em 1930 solicitou um Bolsa de estudos à Junta de Educação Nacional que lhe é concedida em Novembro do ano seguinte.
Partiu para Paris em Dezembro e trabalhou no Laboratório Curie do Instituto de Rádio daquela cidade, durante três anos sob a orientação da Maria Curie, onde trabalhou durante mais um ano após o seu falecimento, em 1934.

Tendo já demonstrado qualidades de excelente experimentadora, Maria Curie confiou-lhe o estudo das leis da separação do actínio a partir das terras raras actiníferas, mas esse projecto não se concretizou porque em Dezembro de 1933 ainda não lhe tinha sido renovada a bolsa de estudo pela Junta da Educação Nacional.

Em 21 de Novembro de 1935, já depois da morte de Marie Curie (em 1934), foi-lhe concedido o grau de Docteur en Sciences Physiques com a menção de “trés honorable”, a mais alta classificação em provas de doutoramento em França. Em 13 de Junho de 1936 foi-lhe reconhecida a equiparação deste Doctorat d’État ao grau de Doutor em Ciências Físico-Químicas das Universidades Portuguesas.

Depois retomou a sua actividade na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa prosseguindo uma carreira de docência e investigação científica notáveis.
Só em 1942 passou a 1ªAssistente. Entre 1942 e 1953 passou a exercer por contrato, renovável ano a ano, funções de Professor Extraordinário e em 1949 prestou provas para Professor Agregado. Em 1954 concorreu a uma vaga de Professor Catedrático em que ficou aprovada em mérito absoluto mas só ascendeu à categoria de Professor Catedrático após um segundo concurso em 1966.

Merece uma referência particular o seu contributo para o desenvolvimento da investigação científica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Branca Edmée Marques conseguiu implantar e desenvolver os seus estudos sobre a radioactividade, no Laboratório de Química da Faculdade de Ciências, onde em 1936 foi criado o Laboratório de Radioquímica. Este laboratório veio a dar origem ao Centro de Estudos de Radioquímica da Comissão de Estudos de Energia Nuclear de que foi Directora até ao fim da sua carreira académica.

A Professora Branca Edmée Marques no Centro de Radioquímica, da Comissão de Estudos de Energia Nuclear da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

(É desta figura que eu me lembro, quando aluno)
Estas duas fotografias encontram-se no livro "Memórias de Professores Cientistas"

Por ocasião do Centésimo aniversário do nascimento de Madame Curie, Branca Edmée Marques teve a honra de ser convidada pelo Instituto de Rádio de Paris para participar nas cerimónias de homenagem que se realizaram na Universidade de Paris, em Outubro de 1967, na qualidade de antiga colaboradora de Madame Curie.

Esta Professora tinha muito orgulho na relação que teve com Madame Curie. Lembro-me que, de vez enquanto, nas suas aulas se referia de forma carinhosa a uma tal Maria (Maria, seuleman…) que nós, depois, viríamos a saber tratar-se de Madame Curie… Fazia gala em nos transmitir o grau de intimidade que adquiriu com aquela célebre cientista polaca, Maria Sklodowska, tornada Maria Curie após ter casado com o cientista francês Pierre Curie.

Este apontamento é baseado num texto de
Maria Alzira B. Almoster Moura Ferreira
publicado in' "Memórias de Professores Cientistas"
Ed.Faculdade de Ciências da Universidade e Lisboa - 2001

Sem comentários: