Páginas

11 julho 2007

O "nascimento" de Corto Maltese

"Foi há 40 anos.

Na imensidão do Oceano Pacífico, amarrado a uns quantos troncos que formavam uma jangada tosca, aparecia pela primeira vez Corto Maltese.
Era a vinheta final da quinta prancha de "Una Ballata del Mare Salato", uma BD publicada no primeiro número da revista italiana "Sgt. Kirk", estreada em Portugal na revista "Tintin" e lançada em álbum pela Bertrand (1982)."

F. Cleto e Pina
in. "Jornal de Notícias"
10.07.2007


Esta é a vinheta final da quinta prancha de
A Balada do Mar Salgado
referida no texto anterior que é da autoria de
F. Cleto e Pina

Recolhida do álbum editado pela Bertrand em 1982, pessimamente impressa, diga-se de passagem, esta vinheta representa o famoso herói Corto Maltese, atado numa jangada e crucificado naquilo que parece ser uma Cruz de Santo André.

É encontrado pelo sinistro comandante Capitão Rasputine que o recolhe no seu veleiro… Começou assim a saga de Corto Maltese que ficou ligada para sempre ao “monstro” da BD que foi Hugo Pratt que “iniciava, assim, sem o saber - até a barba hirsuta de Corto dura apenas duas pranchas - uma das mais importantes e marcantes histórias aos quadradinhos, onde imperavam já o espírito de liberdade, o valor da amizade e um imenso sabor a aventura que marcariam a sua obra.”

...até a barba hirsuta de Corto Maltese dura aapenas duas pranchas...

Sem comentários: