No Diário Republicano da Noite "O Setubalense", de 11 de Janeiro de 1940, lia-se na 4ªpágina:
"Nomeação
Agostinho do Carmo Fava foi contratado para o lugar de Servente do Liceu Bocage em Setúbal."
Na mesma página, uma outra notícia destacava a nomeação de dois professores para o mesmo Liceu: "Foram nomeados, por concurso, professores efectivos do 1ºGrupo do Liceu os senhores José Gomes Branco e Manuel Viegas Guerreiro."
Anos mais tarde, já em final de carreira, fui encontrar o Dr.José Gomes Branco como
Professor Metodólogo no Liceu Normal de Pedro Nunes. Foi ele que, em 1962-64, orientou o meu Estágio naquele Liceu Normal, com a ajuda de outros dois Metodólogos ilustres: o Dr.Evaristo Vieira, para a área de Ciências Geográfico-Naturais e o Dr. Rómulo de Carvalho (António Gedeão), para a área de Físico-Químicas.
Esta fotografia, obtida em Maio de 1963 mostra um grupo de alunos-estagiários com alguns dos professores que então trabalhavam no Pedro Nunes na área das Ciências Naturais.
A primeira figura à esquerda é o Professor Metodólogo Dr.José Gomes Branco de que nos fala a notícia de 1940 que o Ricardo Jorge nos enviou.
Um pouco mais atrás, o primeiro da 2ªfila, com óculos e de sorriso aberto, o professor Metodólogo do 5ªGrupo (Geografia), Dr.Evaristo Guedes Vieira.
Na última fila, quatro professores do Liceu Nacional de Setúbal: o madeirense professor de História, Dr.António Mimoso Aragão Figueira de Freitas, este Vosso amigo João José Mendes de Matos, o Dr.José Gomes Mateus e o saudoso Dr.António Maurício Pinto da Costa.
No meio do grupo reconhecemos as professoras de C.Naturais do Liceu Pedro Nunes DrªAssunção Videira, a Drª Magda Moscoso Botelho, e ainda os estagiários Dr.José Vitorino Gomes Ferreira (2ºano) e as nossas colegas estagiárias Drª Teresinha Elisinha de Meneses, DrªMaria Alice Duarte da Silveira Mascarenhas, Dª Maria Salomé Soares Pais e DrªMaria Manuela dos Santos Faria.
Mas voltemos à nossa "casa"...
O Sr.Agostinho foi, desde que eu me lembro, o Chefe do Pessoal Menor do Liceu de Setúbal, como então oficialmente se dizia. Desempenhou o cargo até à reforma e, tempos mais tarde, quando faleceu, fomos levá-lo à última morada numa tarde em que o FCPorto jogou no Estádio do Bonfim com o Vitória...
E acho que Deus não se portou muito bem com ele e quiz pregar-lhe uma partida... Quando se iniciou o cortejo que o levaria à última morada ouve-se uma estrondosa ovação vinda do Estádio do Bonfim! Bem podia ser dedicada ao sr.Agostinho, esta ovação... mas não eram para ele aqueles aplausos que se ouviam naquele momento...O Porto é que acabava de marcar um golo ao seu querido Vitória...
É verdade que o sr.Agostinho gostava muito do Vitória... mas gostava muito mais do Benfica!!!! Era um benfiquisrta emérito, como poucos havia em Setúbal.
Esta fotografia é de 1960-61
No centro, ladeado pelas funcionárias que tinham a seu cargo a limpeza do Liceu, o Reitor José de Mendonça e Costa mostra-se satisfeito com a harmonia existente. Era o dia do estreia dos fardamentos "prafrentex" que acabavam de ser envergados pela primeira vez aqui no Liceu.
Destacado, à esquerda, o Sr.Agostinho do Carmo Fava que aqui evocamos hoje.
Um obrigado ao Ricardo Jorge pelo envio do apontamento do "Diário Republicano da Noite", que esteve na origem desta recordação.
N.B.- Acho que ainda vai a tempo... Descobri nas "minhas notas", já depois de ter lançado tudo o que escrevi atrás, o seguinte texto com o título "Agostinho do Carmo Fava":
Em Fevereiro de 1940, no Arquivo do nosso Liceu, consta o seguinte sobre o servente Agostinho do Carmo Fava:
"Foi contratado para o lugar de servente deste Liceu, por despacho de 09 de Dezembro de 1939, visado pelo Tribunal de Contas em 28 de Dezembro de 1939 e publicado no Diário do Governo nº6, II Série, de 08 de Janeiro de 1940.
Tomou posse em 09 de Janeiro e entrou em execício no mesmo dia. Vai abonado do vencimento correspondente a 23 dias do mês de Janeiro e ao mês de Fevereiro"
Parece-me que fica assim mais completo este apontamento sobre o Sr.Agostinho.
Sem comentários:
Enviar um comentário