Páginas

18 setembro 2021

Se canto são as palavras...

 "se canto são as palavras" é uma das maiores antologias dedicadas à obra do poeta albicastrense António Salvado. Com organização do ensaísta Paulo Samuel, surge publicada no âmbito dos 250 anos da cidade."
.
O poeta albicastrense António Salvado acaba de ver publicada uma das mais completas antologias da sua obra, "se canto são as palavras", organizada pelo ensaísta e professor universitário, Paulo Samuel. É um livro que tem a particularidade de percorrer a obra poética de António Salvado desde 1955, ano em que foi editado o seu primeiro título, até 2020.
.
"...aquele sorriso disfarçado dos meus lábios..."
.
O percurso do poeta é apresentado em 150 página, um número que corresponde à soma da idade de António Salvado (85 anos) com o período que decorre desde a publicação do seu primeiro livro (65 anos).
Esta antologia é uma homenagem ao poeta albicastrense. Uma homenagem que abraça o país e o mundo e que é também feita a Castelo Branco, onde António Salvado nasceu e que está ao longo de 2021 a assinalar os 250 anos de cidade.
Em declarações ao Reconquista António Salvado recorda que "várias antologias de poemas meus têm sido publicados em Portugal e em Espanha. Destas últimas relevo a sua amplitude geográfica iberoamericana".
(...)
António Salvado adianta que "esta antologia distingue-se em todos os aspectos: desde o trabalho de Paulo Samuel, na profunda atenção posta na organização deste volume, como a escolha criteriosa dos poemas antologiados; o prefácio, que constitui uma excelente análise da minha poesia; o estabelecimento da exaustiva bibliografia relativa a todos os meus livros (poesia e prosa); até à pintura do meu rosto pelo notável pintor Ermeneciano (com aquele sorriso disfarçado dos meus lábios, que diz muito...). Todas estas coordenadas se conjugaram para a importante concretização desta antologia."
O livro é apresentado em capas duras e inclui um caderno impresso a cores com as capas de todos os livros publicados por António Salvado.
.
in. "Reconquista"
16.09.2021
.
NB :
Com a devida vénia
agradeço a "Reconquista"
a leitura e a transcrição deste artigo sobre
o "António Salvado", 
meu Amigo
desde há 80 anos...

Sem comentários: