Páginas

23 julho 2021

Comentários...

 ... que Antigos Alunos do Liceu de Setúbal
escreveram após leitura de um post que publiquei
em 18 de Novembro de 2010, após um 
Almoço de Confraternização
realizado no restaurante "Zé do Nabo"
.
José António Cabrita disse...
"Que maravilha, Professor Matos. Muito obrigado. Mesmo que me tivesse baptizado de Joaquim!
Um abraço e até ao próximo, em 4 de Fevereiro de 2011.
" (peço desculpa pelo lapso cometido...)
.
José António Cabrita (em 2010)
.
José António Cabrita 
(in illo tempore)
.
António Luis Claro Correia disse:
"Grande categoria de gente e de fotos :)
.
António Luís Claro Correia (em 2010)
.
António Luís Claro Correia
"naqueles tempos..."
.
.
O Carlos Pais disse...
"Dr. Matos,
Embora já tenha comentado o jantar noutro apontamento, queria acrescentar que muito agradeço os comentários sobre a minha irmã. Fiquei muito satisfeito e só é pena já não estar entre nós uma outra pessoa que muito a admirava e de modo recíproco ela também. estou a referir-me ao Dr. Maurício, como deve calcular. Ele certamente também gostaria de ter estado presente nesta confraternização. De facto a minha irmã é especial, uma mulher com muita fibra e que luta pelos seus objectivos. Só assim se consegue chegar ao patamar que ela atingiu.
Muito obrigado.
Carlos Pais"
.
O Carlos Pais é irmão de uma das melhores alunas que eu tive como Professor: a Teresa Pais, agora conhecida por Profª.Drª Teresa Diniz

O Carlos Pais, de pé...
.
... e a irmã Teresa numa foto de Maio de 1994, com a Helena Horta
.
.
...e a última fotografia que tenho da Prof.ª Dr.ª Teresa Diniz:
.
.
A Teresa também comunicou comigo: 

"Caríssimo Amigo Dr Matos
Muito obrigada pelas fantásticas palavras a meu respeito. Fiquei muito sensibilizada. Mas a minha vida profissional ensinou-me que os bons professores fazem bons alunos, e nesse ano longínquo tivemos o privilégio de o ter como professor. Também gostaria de lembrar aqui o Dr. Maurício que nesta área também me marcou.
Acho que fui para Biologia por causa dos dois e felizmente até hoje que o bichinho do "prazer da descoberta" ainda se mantem. Gostei imenso de ver fotos que não conhecia, onde ainda tenho cabelos pretos.
Quando houver o próximo almoço/ encontro de memória tentarei participar.
Um grande abraço
Teresa Pais, mais conhecida pela Maria Teresa Dinis
"
.
Há um comentário de uma outra aluna:
Ana Maria Martins disse...
"Também fui sua aluna e colega do Zeca e da Carolina. Gostei de os ver após algumas décadas. Obrigada, professor. Gostei de ver os meus colegas, Zeca e Carolina. Fomos da mesma turma nos 6º e 7º anos. Já não os vejo há tanto tempo. Obg pelas fotos."´
A última mensagem surge da Hélida Pais, do Barreiro, que não foi minha aluna mas sim do Dr. António Maurício.
.
Em 1ºplano, à esquerda, a antiga aluna
Hélida Maria dos Santos Pais
(aqui com o José Eduardo Martins e com a Carolina Pena.
.
"Sr. Dr. Matos
Muitos de nós que estiveram neste jantar não foram seus alunos mas, naquele tempo, todos tínhamos referências do Sr. Dr. Matos como um professor extremamente competente, sociável e justo. Foi muito agradável revê-lo a si, com excelente aspecto, e aos meus antigos colegas já que, de alguns, nos distanciavam mais de 40 anos. É obra. Deu direito a gargalhadas, a abraços fraternos, a muita alegria e emoção. A ideia de colocar as fotos dos "seus" meninos/as foi brilhante e só atesta a elevação de um professor que, após tantos anos, ainda conserva nos pertences e no coração as memórias destes miúdos que ajudou a crescer. Não posso igualmente deixar de lhe agradecer as palavras que dirigiu à minha cunhada Teresa, bem merecidas, pois essa aluna brilhante é, sem dúvida, uma grande mulher. Uma competência sem limites jamais afectada pela presunção e pela vaidade. Enquanto família, orgulhamo-nos muito dela. Ainda uma palavra de muita saudade para todos os grandes professores que, no Liceu Nacional de Setúbal, através dos tempos, nos formaram com valores e princípios que hoje, homens e mulheres, a maioria já com estatuto de avós, muito nos honram e enobrecem. Neste lote ficaram no meu coração nomes e figuras de qualidade superior como o meu querido amigo Dr. Maurício, a Dr.ª Joana Meira, a Dr.ª Clotilde Botelho, a Dr.ª Ausenda, a Dr.ª Maria José Condeço, o Dr. Monteiro, a Dr.ª Manuela David Gomes e tantos outros cujos nomes a memória já atraiçoou. Lá estaremos, se Deus quiser, no próximo dia 4 de Fevereiro para o abraçar de novo a si, tal como aos colegas agora presentes e a muitos outros que, seguramente, irão aparecer. Uma das grandes certezas que a vida me ensinou é que a amizade, cúmplice e fraterna que construímos com os colegas do liceu nunca ficou perdida no tempo e seguirá connosco até sempre.
Mais uma vez muito obrigada pela agradável romagem de saudade que nos tem permitido fazer através do seu Blog e que já correu meio mundo, onde estiver um aluno do LNS.
Hélida Maria Santos Pais.
.
Comentários e opiniões que nos sensibilizam a alma e nos deixam mais felizes... 

Sem comentários: