Páginas

19 abril 2021

Numa noite de lua cheia...

... o prometido é devido!...
.
Foi no ano 2000, na noite de 20 para 21 de Janeiro.
A Lua desapareceu do céu durante uns minutos.
O eclipse foi total.
.
(. . .)
Assegurei o acesso ao Bar onde seria feita a refeição da noite, pelo Cristiano. Assegurei a chave do Gabinete de Física onde deveríamos depositar a material, após a observação. 
Assegurei o acesso à sala dos Professores durante toda a noite. Assegurei o o acesso ao Ginásio e à plataforma de observação.
Quando, já em casa me disseram que o céu estava já muito nublado fiquei apreensivo pois, momentos antes eu tinha visto a Lua, já alta, em todo o seu esplendor... Mas era verdade!... Nuvens muito chatas invadiam o céu e impediam a observação  prevista para os mais pequenos, às 21h.
(. . .)
Recolho na internet a fotografia de satélite sobre o tempo. Uma nuvem sobre o Atlântico. nos Açores, fazia-nos pensar o pior.
(. . .)
As 21h, estou no átrio da Escola e vejo chegar o Nuno que veio de Évora para estar connosco. Conversámos sobre os estudos dele. Está a "safar-se" muito bem com notas bastante boas. Ainda bem que assim é! O Nuno vinha "artilhado" com um computador portátil novo e com um digitalizador de fotografia e filme ligado ao aparelho.
.
A Filomena chega a seguir e vem um pouco desanimada com as condições do tempo.
Muitos alunos novatos nestas coisas esperavam para ver... Tiveram de se ir embora defraudados pelo tempo.
.
Depois foram chegando os restantes "heróis da noite". A Glória, a Sandra, e a Marina. A Ana Maria e a irmã Luísa. O Carlos Belo. O italiano que nos prometeu a "pasta" para a Ceia. Que prometeu e cumpriu!! É muito divertido. Não admira que o mulherio aqui da Escola ande com ele nas palminhas... Apareceram depois o Miguel Nunes que trazia o Pai que é Pastor de uma religião qualquer e veio ver como eram as coisas e a quem o filho iria ficar entregue toda a noite. Parece um homem desempenado. Mas é novo de mais para ser Pastor e para ser Pai do Miguel!, mais pareciam irmãos... Demorou pouco tempo. Espreitou Júpiter e saíu... O filho, pelos vistos, ficava bem entregue!
Estava também a Filipa, filha da Nelinha.
Preparámos os meios de observação. E de fotografia. Acompanhámos o trajecto da Lua cheia antes do eclipse. Localizámos Saturno e Júpiter. Fotografámos a Lua. Tudo isto antes de o eclipse começar. 
Depois passámos ao Bar onde o Cristiano iniciou a preparação do "Macaroni". 
A mesa foi posta pelo Cristiano e pela Filomena, pela Glória e pela Marina que também "aiutaram il transalpino"

A Glória e a Filó na cozinha do bar na Sala dos Alunos
onde decorreu a ceia "matinal"...

.
Cristiano, o ilustre cozinheiro
que preparou a "pasta"
.
Os ´últimos" retoques do 
Mestre Cristiano
.
Foi o Cristiano quem pôs a "pasta" na mesa
.                                  
A massa marchou... que a fome era muita. E marchou também a sopinha que as funcionárias do bar nos deixaram feita. Os vinhos que levei foram bem acolhidos. Ambos tintos, um da Cova da Beira e outro das Terras do Sado.
O italiano fez as despesas da conversa! Fala que se desunha... Fala pelos cotovelos mas tem uma conversa agradável.
.
O Nuno e a Ana Maria Leitão
duas figuras que deixaram nome no 
Núcleo de Astronomia do Liceu
.
No fim vem a festa que gentilmente a Filomena orquestrou para mim. Mandou a Luísa  Leitão entregar-me uma prenda num embrulho muito bonito. Parecia-me uma garrafa de whisky mas era levemente pequena e mais leve do que tal...
.
Fiquei com o embrulho na mão durante uns momentos enquanto aparecia à minha frente  o bolo de aniversário a condizer com o ambiente daquela noite... Tinha desenhado em cima o eclipse da Lua, com o círculo de sombra e o círculo de penumbra. Cinco chocolates redondos simulavam cinco posições diferentes da Lua durante a sua trajectória no espaço. Com duas velas em cima... Estava bonito! Estava bem feito! e era muito guloso... 

Um bolo de aniversário lindíssimo...
Vi ali o dedo da Nelinha!...
.
Apagaram a luz. Cantaram o "Parabéns a Você"... que o Miguel Nunes acompanhou com o violino que também constava da surpresa...
O italiano estava estarrecido com o ambiente.

O Miguel Nunes acompanhou a "cerimónia" com 
um "Parabéns a Você", no seu magnífico violino e que todos cantaram.

Um pouco antes das 3 horas estávamos a postos e a tempo de constatar que a Lua não se atrasara nem um minuto...
Às 3h01m, aí estava ela a invadir a zona da penumbra. Foram feitas fotos de 5 em 5 minutos. Algumas ficarão boas! Foram feitas fotos aos circunstantes como já tinha sido no Bar durante a ceia.
Enquanto a Lua se manteve na obscuridade os nossos rapazes e raparigas, que entretanto se viram acompanhados pela Ângela, pela irmã e pela Mãe que nos trouxe uns mimos e café quente descobriram uma bola de voley no ginásio. A rede já estava ali colocada... Foi só jogarem... 

A parte final do eclipse foi muito custosa de passar. Enquanto, por volta da meia-noite, quando começámos a preparar os telescópios, a temperatura estava muito amena, a partir das 4h30m, um frio glacial desceu sobre nós. Um grupo razoável sentou-se no chão, de costas contra o muro nascente... sempre com a lua no centro do interesse.

Depois do fim do eclipse alguns professores e outros tantos alunos resolveram permanecer na Escola pois iam ter aulas às 8h e meia...
.
Algumas fotos daquela noite:
.
A Ana Maria Leitão e a Dr.ª Filomena
.
 
A Dr.ª Glória Silva e a Dr.ª Filomena
.
Depois do fim do eclipse alguns professores e outros tantos alunos resolveram permanecer na Escola pois iam ter aulas às 8 e meia...
.
Deixo aqui uma série de fotografias do eclipse total da Lua, ocorrido na madrugada do dia 21 de Janeiro de 2000.
.

1ª foto
.
2ª foto

3ª foto
.
4ª foto
.
5ª foto
.
6ª foto
.
7ª foto
.
8ª foto
.
Se bem me lembro, esta sequência de fotografias foi obtida com intervalos de cinco minutos.
.
No dia seguinte o Núcleo de Astronomia da Escola Secundária de Bocage mostrava, no átrio da entrada, um resumo daquilo que os seus componentes realizaram naquela noite inesquecível.


Núcleo de Astronomia
Escola Secundária de Bocage
21.01.2000

1 comentário:

Olímpio Matos disse...

Boa narrativa de uma célebre "memória antiga". Para ser perfeita , julgo que só falta trocar "cinco" por "seis" bolinhas , para que o relato seja condizente com a foto respectiva . E , ainda, que o digníssimo público venha a saber que raio de prenda recebeste . . . . . .
Abraço , e venham mais .