Páginas

01 abril 2021

Abriu-se aquela porta...

...num poema de 
Pedro Homem de Mello
a que o autor deu o nome de
Sorriso...
.
Pedro Homem de Mello
.
Sorriso
.
Estava eu só, naquele quarto, ao frio.
Ao frio, ao vento e aos tropeções da neve...
Estava eu só, naquele quarto, ao frio.
E, no meu coração, todo vazio,
Longa era a noite. E o sono era tão breve!
Estava eu só naquele quarto estreito.
Nas minhas mão cruzadas sobre o peito,
Havia fome, havia fome e sede.
E negro, negro como a noite morta,
E negro negro como o negro dia,
Senti-me triste como a noite morta.
Porém, de manso, abriu-se aquela porta...
E o Sol entrou!
                   E, para mais, chovia...
.
Pedro Homem de Mello
in. "Nós portugueses somos castos" (1967)    
(numa selecção de "Poesias Escolhidas"  
de Vasco da Graça Moura, em Maio de 2004)

Sem comentários: