Páginas

08 outubro 2020

O divórcio de Dan Brown...

...num artigo de
Diogo Vaz Pinto
no "Público" de
07 de Outubro
 .
Diogo Vaz Pinto
.
(...)
Ora, ninguém aperfeiçoou este regime do que Dan Brown, que desde que alcançou a fama mundial com o Código Da Vinci tornou-se o sumo pontífice deste rendoso culto, conhecido pelos sinuosos enredos, que atiram a atenção do leitor do cimo de um lance de escadas após outro, em percursos cheios de adrenalina. Para além de diluir colheres da água benta na mucilagem de uma prosa viscosa, de espicaçar a propensão conspirativa que há em nós, recorre a todos os truques do manual, envolvendo espelhos e fumos, uns pós de criptografia e simbologia, o isco de mulheres inteligentes, imensamente apetecíveis, e guia os leitores nesses intrigantes meandros dos cultos religiosos, povoando as sombras de uns fanáticos raivosos sempre a ver se cozinham um apocalipse qualquer. Mas se estas sagas malignas são boas para essas frequências mediúnicas necessárias para recolher a atenção dispersa e algo fantasmagórica da maioria dos leitores, a leitura dos clássicos continua a ser a mais fiável das bolas de cristal, e há aquela frase erroneamente atribuída a Shakespeare que nos diz que "não há no céu fúria comparável ao amor transformado em ódio, nem há no inferno ferocidade que se compare à de uma mulher desprezada.
A última parte desta frase deu origem a um provérbio, como tantos que foram arrancados da obra do grande bardo, correndo nos fontanários das praças públicas, mas esta é de um outro William, Congreve, que nasceu meio século depois de Shakespeare . Ainda assim, se o povo se apropriou da frase é pela sua rima interna com a experiência. E Don Brown parece ter-se dado conta de que, apesar dos seus arrevesados enredos, em que Céu e Inferno passam por parques de diversões, não se aprende grande coisa sobre a ebriedade que põe o amor e o ódio a um passo um do outro, e foi assim que, depois de ter posto termo , em 2019, ao casamento de 21 anos com Blythe Brown, o que o obrigou a entregar-lhe parte da fortuna, viu-se agora arrastado de novo para os tribunais, numa batalha legal que a ex-mulher garante que se prende com princípios morais e não com um esforço para ir buscar mais uns milhões.
(...)
.
NB -Anjos e demónios, O Código Da Vinci, A Conspiração são algumas das muitas obras deste excelente autor que vale a pena ler.

Sem comentários: