Páginas

26 outubro 2020

No aniversário do Coral Luísa Todi...

Completam-se hoje (25.10.2020) 59 anos sobre a data da fundação do Coral Luísa Todi, data que este ano não é assinalada com a habitual Sessão Comemorativa, dada a situação que estamos vivendo.
."Em 23 de outubro de 1961, dois setubalenses, a Sr.ª D. Maria Adelaide Rosado Pinto, Diretora da Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi e o Sr. Aurélio Lino da Conceição Fernandes, elemento do antigo Orfeão Cetóbriga, encontraram-se mais uma vez na Av. 22 de dezembro, percurso que habitualmente faziam ao fim de cada dia e voltaram a falar da necessidade de se criar de novo um agrupamento polifónico em Setúbal. Entendendo que estava na hora e que não havia que esperar mais, decidiram iniciar contactos, nomeadamente na contratação de um Maestro. No dia 25 de outubro de 1961, depois de contactado o futuro Maestro, Maria Adelaide Rosado Pinto, Aurélio Fernandes e o Prof. Américo Vieira, que fora convidado para dirigir o futuro Coral, reúnem-se na Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi. Nesta data e nesta reunião é fundado o Coral Luísa Todi. Na impossibilidade de comemorar a data de outra forma, deixamos aqui as fotos dos seus fundadores." 

E surgem as fotos de Adelaide Rosado Pinto e de Aurélio da Conceição Fernandes.
.
NB - Penso haver omissões relativas à formação do Orfeão Luísa Todi... em 1961.
       Em 1961, eu era professor no Liceu há poucos anos e lembro-me da acção exercida pela professora D. Auzenda Paulino Pereira e pelo professor de Música (Canto Coral) Américo Vieira na constituição do Orfeão Luísa Todi.
A omissão do nome da Dr.ª Auzenda nesta "memória" que acabei de ler... não é merecida por ninguém que tenha seguido de perto o "nascimento" do Coral desta Cidade.
.
As fotos que se seguem não foram obtidas
naquela época; são mais recentes, tiradas
em 21.12.2007
num Concerto na Igreja de S.Sebastião 
com a preocupação de pôr em destaque a actuação de
alguns alunos que frequentaram o nosso Liceu. 

Um sector do Coral Luisa Todi, onde se destaca o
Giovanni Licciardello. À sua esquerda, no canto superior esquerdo 
o Dr. João Santos Rodrigues
.
Aqui podemos reconhecer alguns elementos
que estiveram ligados ao Liceu de Setúbal.

Um destaque para o Manuel Afonso, para a Celeste Gomes
e para a Manuela Palma Rodrigues

O Manuel Afonso Carvalho Espada

A Manuela Palma Rodrigues

...e o Presidente do Coral,
Luís Filipe Fernandes.

Sem comentários: