Páginas

09 maio 2020

Um apelo cheio de força...

... e cheio de razão, feito esta manhã por
José Pacheco Pereira,
no seu "Espaço público", no jornal Público.
.
José Pacheco Pereira
.
Tenho à minha frente uma série de jornais e de outras publicações do Brasil, de angola, de Cabo Verde, de Moçambique, da Guiné,  de Macau e de Timor. São actuais e nenhum respeita o Acordo Ortográfico. Se acrescentar a esses jornais e publicações mais uma série oriunda de Portugal, ou explicitamente usam o Acordo, ou misturam artigos escritos nas duas línguas, o "acordês" e o português. Já não ponho livros em cima da mesa, romances, poemas, ensaios, porque quanto mais conhecido e criativo é o autor, menos usa o "acordês".

Por detrás destas publicações está uma série de acordos diplomáticos que, ou estão a ser ilegalmente aplicados, ou foram ratificados e metidos na gaveta, com explícitas declarações de que são para manter na gaveta, ou, por fim, não foram  provados pelos países que deveriam tê-los incorporado na legislação nacional. Como monumental falhanço diplomático, é um caso exemplar. O problema nem sequer é esse: é que, como falhanço cultural, é uma desgraça, mas, vindo de quem vem, é previsível.

A razão é muito simples: a língua é uma coisa viva, e o "acordês" é uma língua morta. Foi ferida por um vírus pior nos seus efeitos sociais e culturais do que o coronavírus, e é mantida moribunda por duas forças infelizmente poderosas nos nossos dias: a inércia e a arrogância de não querer perder a face e admitir o erro. 

(...)
É por ter lido com indignação um artigo publicado no Público por quatro ministros autoglorificando-se pelo que têm feito pela língua portuguesa, numa altura em que toda a gente sabe que tem havido um considerável recuo da presença do português de Portugal por tudo quanto é universidade estrangeira, escola, instituição paga pelos contribuintes, como o Instituto Camões, que escrevo. E, se a situação não é pior, deve-se ao Brasil. Mas o que mais me encanita é o estarem muito contentes pela "dignificação" da língua portuguesa, quando eles próprios e os seus antecessores do PS e do PSD, desde 1990, são os principais responsáveis  por a manter menos digna, menos própria, menos lavada, menos forte, menos saudável, doente.
(...)
Eu não desisto, porque há ainda muita coisa a fazer contra o acordo. Angarie-se algum dinheiro, e há quem esteja disposto a dá-lo, seja mais, seja uma contribuição de um euro, façam-se anúncios de página inteira nos jornais, coloquem-se outdoors nas ruas, peça-se a escritores, criativos, artistas, cientistas, que escrevam uma frase em defesa da nossa língua ou façam um desenho, um grafismo, uma história aos quadradinhos, façam-se bancas nas ruas para recolha de assinaturas com a presença das muitas pessoas conhecidas e de prestígio que ainda escrevem português, faça-se um associação de defesa da língua portuguesa ou dinamize-se uma que já exista, exija-se direito de antena e pressionem-se os órgãos de comunicação a darem voz a estes críticos da degradação da língua e da cultura.
A língua portuguesa precisa de nós, E não se esqueçam deste facto: 
O Acordo é impopular. 
.
in. "Público"
09.05.2020

Sem comentários: