Páginas

24 maio 2020

Conheço alguns assim...

Com o título "Sois intitulado?" aparece hoje 
no "Público" na sua coluna 
"Ainda ontem" um texto de
Miguel Esteves Cardoso.
Sempre com um humor inteligente, ao seu estilo...
.
Miguel Esteves Cardoso
.

"Uma das pancadas do nosso tempo, filho do narcisismo, é o entitlement, a noção de que eu tenho direitos que os outros não têm, por ser especial e, no fundo, melhor do que a arraia-miúda.
Em português entitlement diz-se carapausismo de corrida, em que cada carapau se julga piloto da Ferrari no pódio da vida, muito acima dos jaquinzinhos do público.
"Mas nós também somos carapaus!", grita a multidão enfurecida. "Sim", grita um democrata para ali perdido, "nós somos todos carapaus." Mas a multidão não tarda em fazê-lo em escabeche, porque, no fundo, cada carapau sente que é especial, que é mais do que os outros e, por isso, até se identifica com o piloto da Ferrari, achando que é só uma questão  de tempo antes de subir ao pódio também.
"Olha, os jaquinzinhos pensam que são carapaus", observa o piloto e, dali para a frente, fará questão de se intitular chicharro, chicharro de corrida.
Porque não traduzir entitle por intitulado? Não têm a mania que têm títulos? Não se portam como duques, avançando sem máscara e oferecendo à grei a oportunidade de apanhar uma das suas nobres gotículas coronadas?
Ou que tal brasonados? Não é apenas a mania que são bons. isso qualquer desgraçado tem. É portarem-se como se os privilégios que concederam a si próprios fossem uma parca recompensa pela bênção de nos trazerem ao misturarem-se com os deslavados.
Brasonado tem a vantagem de ecoar brazen: descarado, ostensivo, ufano. Dá um novo sentido ao ditado "where there´s muck, there's brass" porque, precisamente, só é intitulado quem quer.
.
in "Público"
24.05.2020

Sem comentários: