Páginas

14 maio 2020

A propósito de um livro...

...da autoria de Albano Martins que reli há umas semanas.

Conheci Albano Martins no Liceu de Castelo Branco a partir de 1945, eu caloiro e ele já no 5º ou 6ºano. Fazia parte de um grupo de alunos mais velhos que deixaram nome naquela nossa cidade e de entre os quais destaco o António Amaral, ortopedista emérito que chegou a dar consultas no Sanatório do Outão e foi também médico no SCP e o Camilo Cardoso, professor catedrático na Faculdade de Medicina de Lisboa.
.

Albano Martins
.
Albano Martins nasceu em 1930 na aldeia do Telhado (Fundão) e faleceu em 2018 em Vila Nova de Gaia. 
Albano Martins era poeta e tradutor.
Licenciado em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, exerceu funções docentes na Universidade Fernando Pessoa, no Porto.
Publicou o seu primeiro livro, "Secura verde", em 1950. Em 1990, reuniu em volume, numa edição da IN-CM e com prefácio de Eduardo Lourenço, os seus primeiros 35 anos de poesia, com o título de "Vocação do Silêncio". Em 2000, os seus 50 anos de vida literárias foram comemorados com a realização dum Colóquio Internacional, promovido pela Universidade Fernando Pessoa, e a publicação dos volumes "Assim são as algas", que reune toda a sua produção poética até àquela data, e "Ecos do Silêncio" - fotobiobibliografia de Albano Martins (ed.UFP, Porto,2000) 

Como tradutor, publicou 16 volumes, de entre os quais se salienta a sua versão do "Canto Geral", de Pablo Neruda (Grande Prémio de tradução PEN Clube Português/ A.P.T.), de 161 epigramas da antologia palatina e da antologia de Planudes (Do mundo grego outro sol, Ed.Asa, Porto, 2000) e dos Cantos de Giacomo Leopardi (Ed.Asa.Porto,2005)

Doutor honoris causa pela Universidade de São Marcos (S.Paulo, Brasil), foi distinguido em 2004, pelo governo da República do Chile, com a Ordem de Mérito Docente e Cultural Gabriela Mistral, no grau de Grande Oficial, e, em 2006, com a medalha de ouro da cidade, pela Câmara Municipal do Fundão.
.
Morreu a 6 de junho de 2018, em Mafamude, Vila Nova de Gaia, onde residia.
.
NB - Deixo aqui a capa da Antologia de que Albano Martins é autor e da qual retirei o poema a que Miguel Torga  deu o nome de "Mãe" 

Sem comentários: