Páginas

07 setembro 2019

Reuniões&Passeios... 001

14 de Outubro de 2006
No Liceu Nacional de Setúbal
(actual Escola Secundária de Bocage)
.
No final do "Almoço dos 50 anos"
a fotografia Comemorativa...
.
Setúbal em,
14/10/2006
        Desci à cidade para comprar o jornal, vim a Vanicelos tomar um café rápido e regressei a casa. O Horácio ligou para dizer que não ia sair hoje para almoçar por se sentir um pouco constipado e isso veio facilitar-me a vida… Deste modo já posso estar na Capela de S.Paulo e ir almoçar ao liceu com os Caloiros de 1956. E foi o que sucedeu”

        Entrei na Capela já o Padre Gusmão tinha iniciado a missa. Sentei-me cá atrás e tentei identificar as meninas e os meninos do meu tempo… Mas era difícil por várias razões. Estavam de costas para mim, eu não podia andar a esticar o pescoço para um lado e para o outro pois corria o risco de o Padre me dar um raspanete a primeira vez que me encontrasse na Escola e, se calhar, muitos deles estariam naturalmente muito modificados… Mesmo assim ainda vi o Rui Sobral Costa, o Canário do Barreiro, a Manuela Caldeira, a Ana Maria Resende, a Amália Bornay que participou activamente na Missa, o Ricardo Jorge Reynaud, o Fernando Pereira Alves, o Biscaya Lino da Silva, o Vitorino Gomes Pinto e mais uns quantos.

        Quando terminou a Missa, e já no átrio da Capela é que "descobri" muita gente que há muito tempo não via. E caí nos braços de muitas alunas que que também, algumas delas tiveram alguma dificuldade em me identificar sem um “empurrãozinho… na memória

E foi o que sucedeu com a Joaquina Ratão, a Isabel Nunes de Oliveira, a Ivone Esteves da Clara. Também falei com a Rosa Rogado, a Manuela Caldeira, a Carolina Matos Cunha, a Beatriz Castelo Branco, a Beta Maurício, a Helena Ribeiro, o Sanchez Antunez, o Cunha Bento, o Justino Marques, o João Luís Alves, a Mãe da Sandrinha, a Guida Rosário, a Décia Cêrcas de Jesus, a Cândida Raposo Guerreiro, a Cristina Farto, a Gabriela Trindade. a Luísa de Sousa Uva, a Fernanda Machado Pinto, o Carlos Alberto Silva Ferreira, o Figueiras, a Fernanda Raimundo, o Carlos Nobre e a Isabel Elói, o Álvaro Gaspar Teles, etc…

Mais tarde, já no Liceu, junto da Cantina, foram chegando mais alguns.

Foi divertido o tempo que ali passámos e que ultrapassou em muito o que se pode esperar para um almoço comemorativo deste tipo.

Falei com o Lima e foi possível fazer um passeio pelo interior do Liceu. Muitos já não punham ali os pés há mais de 40 anos! Senti que muitos deles gostariam de voltar àqueles corredores. Chegaram a entrar na Sala de Desenho e na Sala dos Professores onde então era uma Sala de Trabalhos Manuais… E lá se lembraram do Dr. Arco, no Desenho e da D. Elisa na Matemática… alguns com “fracas” recordações… Recordaram o Dr. Bandeira e as suas aulas de Geografia, o Dr. Aires de Abreu da Matemática

De regresso ao refeitório foi o apagar das velas no bolo dos 50 Anos e o parabéns a você… 
E foram também as muitas fotografias deste acontecimento com um particular pormenor para com a sua antiga professora Dr.ªAusenda Paulino Pereira.


A Dr.ªAusenda rodeada por um belo grupo de fans,
seus antigos alunos, que não quiseram deixar passar estes momentos para lhe "agradecer" a sua contribuição na formação dos seus espíritos.

Sem comentários: