Páginas

21 setembro 2019

Merece ser destacado...

… no Diário de 
Vasco Pulido Valente
no "Público" de hoje, 21 Setembro 2019.

.
Vasco Pulido Valente

No dia 14 de Setembro, VPV escreveu no seu Diário:
"O reitor da Universidade de Coimbra resolveu proibir o bife com batatas fritas. Julga ele que isto é ser moderno. Não é. É ser, como de costume, uma universidade submissa aos poderes do dia e servil perante a ideologia dominante.
A universidade do Dr.salazar e do almirante Tomás também teria preferido uma feijoada, para não "vir nos jornais".
.
Em 18 de Setembro, Vasco Pulido Valente escreveu no seu Diário:
"Jorge Sampaio fez 80 anos. Houve grandes comemorações. Mas, para mim, tudo foi um grande equívoco. O Jorge Sampaio que eu comemoro não é o Presidente da República, nem o secretário-geral do PS: é o secretário-geral da RIA e o homem do MAR, que foi a esperança de uma geração, a minha, e que nunca será esquecido por ela". (1)
.
Em 20 de Setembro, Vasco Pulido Valente escreveu no seu Diário:
"Já estava a espera que aparecesse um qualquer caso judicial para entreter a populaça nos últimos dias da campanha. Agora, foi um secretário de Estado arguido no caso das "golas antifumo". Mas bastou isso para o noticiário político reverter durante 48 horas para um noticiário policial. O jornalismo português é uma desgraça".
.
(1) - Em 1955/56, uns anos antes do Presidente Jorge Sampaio entrar na Faculdade de Direito, fiz parte da RIA (Reuniões Inter Associações), juntamente com o então Presidente da AEFCL (Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa)  Fernando Alves Martins. Lembro que essas reuniões eram alternadamente realizadas em dois ou três estabelecimentos do Ensino Superior, nomeadamente na nossa AE, na Faculdade de Ciências, à Politécnica e no ISTécnico. Em 1956,estava no início a organização a AE da Faculdade de Medicina, cujo impulsionador e presidente dava pelo nome de Pedro Monjardino que, poucos anos mais tarde, foi viver para Londres; e, se bem me lembro, também ali se realizou nessa altura uma reunião da RIA para se dar força à criação de mais uma Associação de Estudantes. Se a memória me não falha, já existiam então as Associações de Estudantes do IST, da Faculdade de Ciências, de Direito, de Veterinária, de Agronomia, Belas Artes e de Medicina, todas elas assíduas nestas reuniões mas, não me lembro de haver representação da AE da Faculdade de Letras.
Da rua da Escola Politécnica à Alameda... era um salto! A viagem era feita numa moto, uma Java 250cc, que o  Alves Martins conduzia como se estivesse numa "pista" e o trânsito, nessa época, não assustava muito. Mas eu fazia essa viagem como pendura e, por vezes, até fechava os olhos, com medo de algum dissabor... Recordo, entre outras coisas, a nossa chegada ao portão do Técnico, após um estacionamento ali por perto. Todo aquele espaço entre esse portão de entrada, junto à rua e o portão do edifício era percorrido por nós por entre duas "fiadas" de indivíduos da "polícia política", (três ou quatro de cada lado) que por ali se mantinham observando quem entrava no IST àquela hora... Sabiam de antemão que, nesses dias, as Associações de Estudantes iam reunir-se e decidir o que fazer nos próximos tempos... Por isso ali estavam presentes, controlando quem entrava nessas Reuniões Inter Associações. Nessa época, era o Postes da Fonseca quem presidia à AEIST.

Sem comentários: