Páginas

25 setembro 2019

Mais um Amigo nos deixou...

Soube ontem, que faleceu o Amigo de longa data, José Moura Nunes da Cruz. Uma amizade que remonta a 1941, altura em ambos frequentámos o Jardim Escola João de Deus, em Castelo Branco e, mais tarde, o Liceu de Nun'Álvares, onde ambos terminámos o Curso Liceal, em Junho de 1953. Também ele terminou nesse ano lectivo, o Curso de Ciências, da alínea f), com boas notas... mas resolveu mudar de ideias e, no ano seguinte, matriculou-se, de novo, nas quatro disciplinas que lhe faltavam para entrar na Faculdade de Direito, em Lisboa. E esteve em Castelo Branco mais um ano, no Liceu...
.
Juiz Conselheiro José Moura Nunes da Cruz
.
O antigo presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) morreu aos 83 anos
José Moura Nunes da Cruz nasceu em 1936 em Vila Velha de Ródão, tendo-se licenciado em 1959 na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Ao longo da carreira, passou, entre outras, pelas comarcas de Castelo Branco, Castelo de Vide, Santo Tirso, Setúbal e Covilhã.
Entre 1986 e 1994 foi juiz desembargador no Tribunal da Relação de Coimbra. Depois passou para o Supremo Tribunal de Justiça, no qual foi eleito vice-presidente em 1998 e reeleito em 2001 e 2004, chegando à presidência do Supremo em 2005.
Em 2005 e 2006 foi presidente, por inerência, do Conselho Superior da Magistratura e do Conselho de Gestão do Centro de Estudos Judiciários.

.
Deixo um abraço muito sentido 
à Isabelinha e a toda a Família.
.
Que descanse em Paz.
.
Permito-me deixar aqui alguns dos muitos momentos comuns que em que a nossa Amizade esteve presente.
.
Em Outubro de 1941, os alunos do Jardim  Escola João de Deus.
Na primeira fila, o Zeca Cruz é o terceiro a contar da direita
.
Em Agosto de 1952, em férias na Figueira da Foz, com o Zeca Cruz à direita. Ali vemos também, o Carlos Pardal, o JJ Delgado Domingos, o jjmatos, o José de Paiva Morão, a Teresa Rosa, a Lili Rodilles Fraústo e a Benilde.
 .
Em Fevereiro de 1953, numa "equipa de futebol"
no campo de jogos do Liceu de Nun'Álvares.
O Zeca Cruz tem ao lado o Júlio Casaleiro e o Luís Marçal Grilo;
lá atrás o Victor "Saludes", o António Vinagre, NN e jjmatos
.
Em 28 de Maio de 2005, num almoço em casa do 
advogado José Manuel Sérvulo Correia.
.
Em Vila Velha de Rodão, a 3 de Junho de 2006, na inauguração de uma rua com o seu nome. Aqui  acompanhado pelo Coronel José Fernando Proença de Almeida e pelo Eng. Olímpio Matos.
.
No final da cerimónia, o Juiz Conselheiro Nunes de Cruz
proferiu algumas palavras de agradecimento.
.
Em 8 de Agosto de 2008, nos 100 Anos da D.Maria Amália Fevereiro, a nossa primeira Professora, no Jardim Escola João de Deus. Cerimónia na Sé Catedral com o padre Victor Feytor Pinto.
.
Nunes da Cruz com a Isabelinha e o casal Carlos Robalo
numa reunião em casa do Rui Versos, em 10.Julho.2004
.
Para recordar...

Sem comentários: