Páginas

03 maio 2019

Expo...

Foi em 5 de Fevereiro de 1998 que fui convidado para presidir à 
Comissão Executiva das Comemorações 
do 50ºAniversário do Edifício do Liceu. 
.
A preparação do evento levou mais de um ano… e durante todo este tempo tivemos oportunidade de pensar nos muitos aspectos que poderiam ter sido equacionados para tornar dignos todos os acontecimentos que convergiam no dia 30 de Abril de 1999.
Foram postas em equação algumas palestras, por antigos alunos, exposições em vários sectores: desenho, pintura, fotografia, uma "mostra" dos aparelhos do Laboratório de Física e dos materiais museológicos dos Laboratórios de Ciências Naturais e de Química, etc. Também a edição de um Jornal durante o período do Aniversário, etc.
.
Foi um êxito a elaboração da Exposição de Fotografias. Resolvemos mostrar, a partir do dia 1 de Março de 1999, uma Galeria Diária cujas fotografias eram substituída por outras, todos os dias… às 9h00m... numa das vitrines do Átrio principal do Liceu. Demos-lhe o nome de "Fotografia da Saudade e de Outros Tempos". Devidamente emolduradas, as fotografias foram um êxito diário, sempre com pessoas a admirarem as fotos expostas… ali mesmo à entrada da Sala onde funcionava, na altura, a Secretaria do Liceu.
Uns dias antes de 30 de Abril, todas as fotografias que desde 1 de Março passaram pelo Átrio do Liceu, foram reunidas numa Exposição que residiu na Biblioteca e teve muitos "mirones" do dia da Sessão Solene.
.
Em vésperas de "fazer anos" todas estas fotografias foram utilizadas para serem expostas, em todas as vitrines do átrio principal e ainda em seis "espaços verticais" colocados no meio do átrio, o que obrigava as pessoas que por ali passavam a verem as fotos ali expostas… Todos os professores e alunos que por ali passavam, mesmo sem querer, olhavam para as fotos…
É dessa Exposição que publicamos hoje, muitas das fotos que durante dois meses foram sendo mostradas na vitrine da "Fotografia da Saudade e de Outros Tempos".
.
Em cima dois aspectos da "Avenida do Liceu" em 1959/60
Em baixo, segmentei a fotografia inicial em quatro sectores;
Ali se podem ver todos os alunos/as das 6 turmas que havia no 1ºAno, do mesmo ano-lectivo.
.
Neste painel, em cima, duas fotos tiradas em 25 de Abril de 1962.
Uma cena da peça "Um pedido de Casamento", de Anton Tchekov, levada à cena por três alunos meus, do 7ºAno, a Clarinha Correia, o António Fráguas e o Custódio Santana. Todos eles muito bem ensaiados para Dr.ªAusenda Pereira.
.
Neste painel, algumas fotos da fase do Atletismo, no Liceu.
Num corta-mato, no Estádio Universitário em Lisboa e numa prova de corridas, no Estádio do Bonfim. Numa delas, a campeã nacional de velocidade, a nossa aluna Adelaide Marques sentada com a Helena Pité, enorme lançadora de peso e o Fernando Ferreira, também ele velocista e campeão dos 100 metros.
.
O Dr. Cipriano Dordio em três fases da sua vida e o seu auto de posse.
Fotografado em 1922, em 1938 e em 1970.
.
Quatro fotos do antigo Liceu de Setúbal 
na Av. Mariano de Carvalho
.
Painel dedicado ao brilhante aluno deste Liceu (de 1925 até 1930)
e mais tarde aqui professor (em 1938/39) : 
Edmundo de Carvalho Curvelo
.
Grupos de alunos nos anos 60 a 80
.
Entre 1 de Março e 28 de Abril/1999 todos os dias se via, no átrio, uma fotografia diferente com a respectiva legenda. Era a vitrine da Exposição Diária que ficou conhecida por 
"Fotografia da Saudade e de outros Tempos"
Aqui, uma aluna "hippie" numa visita a Conimbriga, em 15/03/1970
.
Aqui, uma aluna do 4ºAno numa
foto bem bonita. Estávamos na época do Núcleo de Fotografia.
.
Para além das Exposições de Fotografia,
outras se realizaram em Abril de 1999.
.
A Exposição de Desenho, orientada pelos
Profs. Jorge Serra e Teresa Loução.
Foi um êxito…

A Exposição de Desenho
.
Não parece, mas foi na Biblioteca… 
Os reposteiros, ideia da Maria José Oliveira, cobrem as estantes dos livros
.
Um outro aspecto da mesma Exposição...
.
… e outro ainda.
.
Em 23 de Abril é inaugurada a Exposição de Kits.
.
Um ex-aluno cedeu as suas miniaturas que estiveram exposta
na Mediateca.
.
Um outro aspecto da mesma exposição.
.

A "Exposição de Fotografia da Saudade e de Outros Tempos"
foi montada durante todo o dia 25 de Abril, um feriado sem alunos, que permitiu um bom trabalho de montagem, com a ajuda do Sr.Lima.
A inauguração realizou-se no dia seguinte, ás 16h com a presença do Presidente da Comissão Executiva, Dr. Luís Capela que ali proferiu algumas palavras de circunstância
.
O 50ºAniversário, em Abril de 1999 mostrou ainda uma outra particularidade com a presença de alguns dos Antigos Alunos do Liceu que vieram conversar com aqueles que estão de saída…
Por aqui passaram o Gen. Lemos Ferreira (a partir de 1942/43), o treinador de futebol Quinito (Joaquim Lucas Duro de Jesus) que foi caloiro nesta casa a partir de Outubro de 1959, a Dr.ª Emília Vaz Pereira (minha aluna no 6ºAno, em 1969/70)... Passou também o Dr. Fernando Negrão (meu aluno no 2ºAno, em 1968/69)

...e passou também o Nuno Gama que "enfrentou" os alunos de Artes e de Filosofia que gostaram imenso da conversa deste antigo aluno, agora um grande "mestre" na arte do bem vestir, na área feminina. 
.
Concerto de Violoncelo da Ana Gisela Barrocoso
acompanhada pelo violino do Sérgio Pedreiras
.
O programa do concerto

Sem comentários: