Páginas

14 maio 2019

A pedido de "várias famílias"...

… reedito um post publicado neste blogue
em 17 de Junho de 2009,
com o título "A Dr.ª Octávia voltou ao Liceu..."
.
Desta vez, reproduzo o original, a cores, daquela fotografia
que foi obtida no dia 7 de Maio de 1994.
.
jjmatos, Dr.ª Octávia Alcoforado, Dr. António Maurício
Dr. Queiroz Rebelo, Dr. Joaquim Calado e Dr. Antero Torres
com a Dr.ª Fernanda Calado, um pouco mais atrás.
.
Em 7 de Maio de 1994, realizou-se no Liceu de Setúbal, mais uma reunião dos seus Antigos Alunos. Apareceram também, como "convidados", alguns dos professores que constituíam o Corpo Docente em princípios da década de 60. A Drª Octávia Alcoforado foi um deles.

E foi um êxito a sua presença... Dr.ª Octávia foi colocada no nosso Liceu no ano lectivo de 1960/61, como professora de Físico-Químicas... Uma "fera" de quem os seus alunos se recordam com saudade! Abandonou o ensino a partir de 1965 quando foi convidada para dirigir o laboratório de Química da empresa de celulose de Setúbal, a Socel, por proposta dos seus administradores.

Todos os alunos, mesmo os alunos mais fracos... mesmo aqueles que não tiveram grande êxito na disciplina que ela regia, tinham um certo "orgulho" em tê-la como professora...

A Dr.ª Octávia Pessoa das Dores Alcoforado veio confraternizar com os alunos e veio encontrar muitos dos seus colegas que aqui permaneciam ainda e, também, o Dr. António Alberto Queiroz Rebelo que, como ela, havia abandonado o ensino no ano lectivo de 1965/66
.
NB - Afinal, o homem de quem ninguém sabia o nome era o Queiroz Rebelo que, com      o António Maurício e o jjmatos formava um "trio" que deixou marcas… naquela época, no nosso Liceu.

Sem comentários: