Páginas

17 abril 2018

Eles foram professores no Liceu...

Joaquim Arco
.
Era natural de Faro, onde nasceu em 14 de Setembro de 1911.

Joaquim Arco

Professor efectivo do 9ºGrupo (Desenho) chegou ao Liceu de Setúbal em 21 de Julho de 1950, depois de ter passado pelo Liceu de Nun'Álvares, em Castelo Branco, em finais da década de quarenta.
Foi nomeado professor contratado para o nosso Liceu, por transferência, nos termos do nº4, do Artº98, do Decreto nº36508 (*) de 17 de Setembro de 1947, precedendo concurso, do Liceu de Beja para Setúbal, por portaria de 1 de Julho de 1950, publicado no Diário do Governo nº164, II Série, em 7 de Julho de 1950. Tomou posse em 21 de Julho e entrou em exercício em 1 de Outubro de 1950
(*) Artº 98º
1. A Direcção Geral, tendo colhido a informação da Inspecção do Ensino Liceal (…) tratando-se de professores contratados, fará publicar no Diário do Governo a relação graduada dos requerentes admitidos.
4. A nomeação ou autorização para o contrato recairá no requerente graduado em primeiro lugar.
Em 23 de Novembro de 1950, foi nomeado para desempenhar o cargo de Director de Ciclo. No entanto, e por falta de um Vice-Reitor nomeado, exerceu também as funções deste cargo, na qualidade de Director de Ciclo mais antigo, desde 23 de Novembro de 1950 a 13 de Fevereiro de 1951, sem abandonar o cargo de Director de Ciclo que manteve até 26 de Fevereiro de 1955,data em que foi empossado no cargo de Vice-Reitor do Liceu. Era ainda Vice-Reitor quando em 1 de Outubro de 1959 cheguei ao Liceu; aqui se manteve até ao fim do ano lectivo de 1960/61, altura em que concorreu para o Liceu Gil Vicente, em Lisboa.
            Por portaria datada de 29 de Maio de 1958, publicada no Diário do Governo nº146, II Série, de 24 de Junho de 1958, foi-lhe concedido o aumento de vencimento correspondente à 1ªDiuturnidade, a partir daquela data.
 
O Dr.Estêvão Moreira, professor de História e Filosofia, o Dr.Joaquim Arco, professor de Desenho e de Matemática e o Dr. Antero Torres, professor de Português, Latim e Grego, numa foto obtida em 1958, na Quinta de S.Filipe, em Setúbal.
Uns anos antes, Joaquim Arco tinha sido professor de Matemática, no Liceu de Castelo Branco, quando ali frequentei o 2ºCiclo do Liceu, em 1947/50

Em 8 de Novembro de 1954, fez parte da Mesa, na homenagem que o Liceu prestou ao Dr. Cipriano Mendes Dordio, presidida pelo Vice-Reitor Dr. José de Mendonça e Costa e onde se sentaram, além do homenageado, o Major Marques de Andrade, Director Geral do Ensino Secundário e ainda os professoras Dr.ª Ofélia Carvalhão e Dr.ª Elisa Arco e os professores Drs. Aires de Abreu, Joaquim Arco, Estêvão Moreira e Lacerda Ferreira.

Em 29 de Novembro de 1954, por proposta do Conselho Municipal, Joaquim Arco foi eleito Vereador da Câmara Municipal numa Câmara de que também faziam parte os vereadores efectivos Afonso Rocha, António Barroso, António Soares Franco, Eduardo Albarran e Narciso de Freitas.
Em 1955, Joaquim Arco é Presidente da Comissão Municipal de Turismo.
Em 20 de Junho de 1956, inaugura, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, uma Exposição de Pintura de 32 quadros a óleo, na sua segunda apresentação, na cidade.
São para lembrar as palavras que o Senhor Vereador Doutor Joaquim Arco proferiu numa sessão da Câmara Municipal, em 27 de Outubro de 1959.
No debate em curso suscitado pela instalação da Celulose, desejo frisar a circunstância de ser, em Setúbal, extraordinariamente baixo o número de setubalenses que frequentam o ensino secundário. A este sintoma que revela um deplorável nível económico, acresce outro não menos significativo: a ausência e indiferença pelas actividades e manifestações culturais na cidade que, sendo a terceira do país em população, deve ser a última na matéria que se está tratando. Este último facto é tanto mais de estranhar quanto é certo estar na índole de povo setubalense e nas tradições da cidade a tendência para o fenómeno artístico.
Estou convencido que tal estado de coisas deriva principalmente da estrutura económica actual que assenta em actividades decadentes e empobrecidas." 
Em 13 de Janeiro de 1960, a Câmara Municipal era constituída pelos Vereadores Joaquim Rodrigues Simões, Dr. José Caldeira Areias, Eng. Agrónomo Raul Veríssimo de Mira, Eng. António Barroso, Afonso Henriques Rocha e Joaquim Arco
Em Maio de 1960, Joaquim Arco fazia parte da Comissão de Arqueologia da Câmara Municipal de Setúbal. O então Presidente da Câmara, Major Magalhães Mexia conferiu a posse a esta comissão que era constituída pelo Vereador Joaquim Arco, pelo Rev Padre Fernando da Silva Martins, pelo Dr. Marques da Costa e por Manuel Bento de Sousa
Ainda em Maio de 1960, e “por proposta do Vereador Joaquim Arco, a Câmara resolveu colocar no antigo Convento da Boa Hora, uma lápide a assinalar o funcionamento, em época já recuada, do Liceu de Setúbal”. (in Acta da CMS de 21 de Maio de 1960)
Em 30 de Setembro de 1961, o jornal “Setubalense” chamava a atenção para um “acontecimento” no Liceu, que transcrevemos.
Dr. Joaquim Arco
Tendo sido colocado em Lisboa e fixado residência na capital, apresentou-nos as suas despedidas o Sr. Dr. Joaquim Arco e sua esposa, Sr.ª Dr.ª Elisa Arco, antigos professores de Liceu de Setúbal
Reconhecidamente lhes agradecemos a gentileza porquanto o Sr. Dr. Joaquim Arco que foi durante anos Vice-Reitor do Liceu, vereador, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Presidente da Comissão Municipal de Turismo, e a Sr.ª Dr.ª Elisa Arco, constituem um casal que, pelo penhor do seu trato e pelo carinho com que se ligaram às coisas de Setúbal, com pesar vemos afastar-se do nosso convívio. Do coração lhes desejamos as maiores felicidades.
Joaquim Arco deixou de prestar serviço no Liceu Nacional de Setúbal em 31 de Setembro de 1961 e foi transferido, mediante concurso, para o Liceu de Gil Vicente, em Lisboa.

Sem comentários: