Páginas

28 junho 2017

Uma visita de estudo...

... dos alunos do Liceu Bocage, em Janeiro de 1945.
mencionada no "Setubalense", de 19 de Janeiro de 1945
.
   "Os alunos do 3ºAno deste estabelecimento de ensino visitaram a fábrica de conservas da firma M.Perienes,Ldª, onde foram recebidos pelos senhores Manuel Perienes, fundador da mesma, e pelo seu filho e actual sócio sr.Dr.Francisco Perienes. Este senhor fez aos alunos uma explicação clara e acentuadamente prática, explicando todas as fases por que passa o fabrico de uma lata de conservas, desde a preparação do vazio até ao seu encaixotamento. Foram propositadamente postas em movimento todas as mais modernas máquinas que interferem na preparação da conserva de sardinha, tendo sido atraentemente explicado o seu funcionamento, as suas vantagens e o seu alcance prático. Quiz ainda a cordialidade da firma cuja fábrica se visitava, ir ao ponto de oferecer um fino "porto de Honra". 
Nessa altura o sr.Dr.Francisco Perienes, lembrando a sua qualidade, e a de seu irmão, ex-aluno do Liceu Bocage, disse da grande satisfação, e da de seu Pai, ali presente, por receberem uma parte dos actuais alunos do referido estabelecimebto de ensino naquela casa que ainda não há muito celebrizara o seu 25ºano de existência, mercê do trabalho preserverante de seu Pai, o fundador.
Em nome do sr.Reitor do Liceu, agradeceu o sr.Professor Aires de Abreu, pondo em relevo a maneira fidalga como todos tinham sido recebidos e salientando as conhecidas qualidades morais de honestidade e seriedade comercial do Velho fundador e de seus filhos, não esquecendo de referir-se ao alto sentido social que existe na fábrica visitada entre patrões e operários, os quais vêem naqueles os seus melhores protectores e amigos.
O sr.Professor Aires de Abreu finalizou o seu agradecimento dando um abraço ao Velho fundador da fábrica que agradeceu internecidamente (sic) o justo agradecimento manifestado.
.

Sem comentários: