Páginas

07 abril 2016

Maria Antónia Nicolau Espadinha...

... foi professora do 3.º Grupo (Inglês e Alemão) 
no Liceu Nacional de Setúbal, em 1967/68
.
Maria Antónia Espadinha 
em Agosto de 1968
no inesquecível Restaurante do Clube Naval
(em primeiro plano, com um grupo de amigos)
.
Foi há dois dias que, numa conversa tida com o colega e  amigo José Flórido, através do Fbook lhe chamei a atenção para o verdadeiro nome duma sua antiga professora de Inglês a que ele havia chamado "Filomena Espadinha"... 
Numa feliz coincidência, daquelas em que quase ninguém acredita,dois dias passados eis que me surgem notícias da Maria Antónia, pela mesma via do Facebook.
Não a vejo há quase 50 anos, embora saiba que rumou a Macau e por lá fez toda a sua vida académica.
Pertenceu a um belo grupo de docentes que deixaram bom nome no nosso Liceu.
Passaram quase 50 anos... 

À porta do Liceu, em Junho de 1968
com um grupo de colegas
(a Maria Antónia está de escuro)
.
A notícia que li esta manhã no Fb, vem de Macau e chegou até mim, veiculada pela Conceição Malhó, também ela ligada à nossa escola como antiga aluna. E reza assim, a notícia:
.
"Macau, China, 05 abr (Lusa) – A Universidade de São José, instituição de ensino superior católico de Macau, vai criar uma licenciatura em Estudos Portugueses e Chineses, foi hoje anunciado.
A criação do curso foi autorizada por um despacho do secretário que tutela a Educação no Governo de Macau, Alexis Tam, hoje publicado.
A licenciatura em Estudos Portugueses e Chineses (Língua e Cultura) terá quatro anos, segundo o plano de estudos publicado, e abrange áreas como o ensino da língua portuguesa e chinesa e da cultura e literatura dos países lusófonos e da China.
O curso tem ainda uma componente de tradução e interpretação, de “história global do mundo lusófono”, de “estudos macaenses” e de “literatura e arte de Macau”.
Chinês, português e inglês serão as línguas veiculares do curso.

A Universidade de São José pertence à Fundação Católica, uma organização presidida pelo bispo de Macau e instituída pela Universidade Católica de Portugal e pela Diocese de Macau.

A vice-reitora da universidade, Maria Antónia Espadinha disse à Rádio Macau que esta licenciatura poderá arrancar já no próximo ano lectivo, dependendo do número de inscritos.
.
... e, logo a seguir, uma fotografia da Vice-Reitora Maria Antónia Nicolau Espadinha:

A Maria Antónia com o mesmo sorriso que tinha
quando foi professora no Liceu Nacional de Setúbal
.
Parabéns, Maria Antónia!... 
O bom trabalho desempenhado em Macau também nos orgulha muito...

1 comentário:

Maria Antónia Espadinha disse...

Só hoje vi esta memória. A. Foto é de 1967 e comove-me que ainda me lembrem. eu nunca me esqueço do Liceu de Setúbal, , dos excelentes colegas e alunos. Foi algo que marcou muito pela qualidade académica e humana de todos. O brigada, Fórido e Joào, por se lembrarem de mim Tenho saudades devtodos vós.
Uma nota: Filomena Espadinha é uma professora de Educaçà Fisica evfoi a Primeira mulher de um dos meus irmãos, também ele de EF. Separaram-se, mas continuaram a ser amigos, respeitando, cada um deles, a família do outro.