Páginas

22 dezembro 2014

Ele fez a tropa no 11...

... sim! Manuel Maria Barbosa du Bocage passou pelo Regimento de Infantaria de Setúbal.
Em 22 de Setembro de 1980, foi descerrada uma lápide comemorativa, na fachada norte do Quartel do RI 11, assinalando tal facto.
As obras ali levadas a efeito, há alguns anos, sob a égide da Câmara Municipal, deram sumiço a tal recordação e parece terem sido infrutíferas as tentativas feitas para a sua recuperação. Ninguém sabe onde foi parar aquela placa de calcário com o nome do poeta setubalense.
Em boa hora, a Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão tomou a seu cargo a sua reposição.
Foi ontem, dia 21 de Dezembro,  que decorreu, pelas 11 horas, a breve cerimónia da inauguração da "réplica" da placa perdida...
.
.
Aguardando o início da cerimónia alguns dos membros intervenientes nesta inauguração:
.
Entre eles, o General Lemos Ferreira e o Dr.Machado Luciano
presidentes da Assembleia-Geral e da Direcção da LASA 
.
António Quaresma Rosa inicia esta sessão com um breve relato sobre o desaparecimento da lápide de 1980 e a inauguração da sua "réplica" neste dia em que se comemora data da morte do poeta.
.
António Henrique Quaresma Rosa no uso da palavra
.
...atentamente seguido por uma assistência interessada:

O Gen.Lemos Ferreira, o vereador André Martins e o Dr.Machado Luciano
.
Aconteceu, de seguida, o acto do descerramento e coube ao Presidente da Assembleia Geral da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão a honra de tal momento:

Lemos Ferreira e Machado Luciano,
 a Assembleia Geral e a Direcção da Lasa.
.
A terminar a sessão ainda proferiram algumas palavras, em nome da LASA e em nome da Câmara Municipal de Setúbal, os senhores:


Dr.Luís Alberto Machado Luciano
.e
André Valente Martins
.
Não quero terminar este pequeno apontamento sem referir a presença de outros membros da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão que me avivam bem a memória ( Recente??... Antiga??...) dos bons tempos que com eles passei no nosso Liceu de Setúbal... Não!!..Não!!... O Manuel Maria não é para aqui chamado, nem sequer frequentou aquela que foi e será sempre a nossa Escola... o nosso Liceu. Refiro-me aos membros da Lasa que ali fui encontrar: O Rui Farinho, o António Manuel da Cunha Bento, O Ricardo Jorge Reynaud, o João Martins Alves e o José Custódio Sanchez Antunes...
Alguns destes alunos tenho-os aqui:
O Ricardo Jorge Reynaud, o Rui Farinho e o João Luís Alves
Continuam uns jovens!... Mas menos traquinas agora... 
Pudera!... Já passaram 55 anos!

1 comentário:

Unknown disse...

excelente "reportagem" talvez a única nesta cidade. Também uma iniciativa brilhante. Parabéns LASA, obrigado dr Matos.
Só um esclarecimento, estive lá por convite da LASA pois não sou associado, em representação da direcção do Clube Militar de Oficiais.
João Martins Alves