Páginas

13 abril 2013

Estou em falta...

...porque não agradeci, na altura devida, a oferta deste livro que a autora , Maria da Conceição Rocha, teve a amabilidade de me enviar.
"Raízes da Beira Baixa" é um livro cheio de interesse que relata costumes e vivências de uma população que viveu fechada durante tempos infindos, perdida nos confins de uma serra agreste e de um isolamento muito duro de vencer...
Diz a autora que "o local onde nascemos e crescemos marca qualquer um de nós não só pelo facto de lá termos nascido, mas porque foi nele que nos formámos e é nele que encontramos as nossas raízes que caracterizam e enriquecem cada um..."
..."o passado cultural é determinante para o colectivo da sociedade onde está inserido, é de somenos importância a dimensão populacional do local. Pelo que, acreditamos que o contar e o reviver um passado cultural mantem viva a memória desse povo, permite reorganizar e melhorar o presente, e reforçar laços preservando uma identidade que cada um transporta de modo a que a memória nunca se apague."

 Maria da Conceição Rocha
.
Maria do Carmo Rocha nasceu em 6 de Dezembro de 1949, no local da Póvoa da Ribeira situado num vale formado entre a serra do Mouradal, pertencente ao Concelho de Oleiros e Distrito de Castelo Branco
Ali cresceu e passou a adolescência com experiências vividas que marcaram para sempre o seu percurso de vida.
Saíu da aldeia para seguir enfermagem. Grande parte do seu percurso profissional foi feito no local onde as pessoas vivem e trabalham isto é na comunidade, motivo pelo qual sempre lidou com histórias de vida, usos e costumes que são determinantes na saúde e sobre os quais aprofundou conhecimentos e competências.

 "Raízes da Beira Baixa"
Ed. Papiro Editora//2007
.


Obrigado pelo presente...
e obrigado pela simpatia,
D.Maria da Conceição Rocha

Sem comentários: