Páginas

13 abril 2022

Hoje é o dia do beijo...

 ...dizem os jornais.

E diz também  a São Lalanda
na sua página do Facebook.
.
É ela quem o diz e foi ela quem me chamou a atenção para tal data, com uma explicação que eu não conhecia...
.
"E dizem que hoje é o do beijo...
Nesta quarta-feira, dia 13 de Abril, é comemorado o Dia Internacional do Beijo.
"... reza a lenda que a comemoração desse carinho começou na Itália, onde havia um homem chamado Enrique Porchelo que era conhecido por ter beijado todas as mulheres da sua vila. Cansado dos boatos, o padre da vila ofereceu um prémio em moedas de ouro para a mulher que nunca havia sido beijada pelo jovem italiano. Ninguém apareceu a reclamar o prémio e o tesouro permanece escondido em algum lugar do país ..."
A origem desta história remonta ao dia 13 de Abril de 1882 e actualmente utiliza-se este dia para celebrar o gesto de beijar."
.
... e a São Lalanda termina assim a sua informação: 
"Então lá vai um beijo p'ra todos os meus amigos"
.
Estou a acusar a recepção daquele que me coube.
Obrigado, São Lalanda. 
Envio também um...
.
À mensagem que nos envia, a São Lalanda acrescenta um poema da autoria 
de Alexandre O'Neill.

Alexandre O'Neill
-
O Beijo

Congresso de gaivotas neste céu
Com uma tampa azul cobrindo o Tejo.
Querela de aves, pios, escarcéu.
Ainda palpitante voa um beijo.

Donde teria vindo! (Não é meu...)
De algum quarto perdido no desejo?
De algum jovem amor que recebeu
Mandado de captura ou de despejo?

'E uma ave estranha: colorida,
Vai batendo como a própria vida,
Um coração vermelho pelo ar.

E é a força sem fim de duas bocas,
De duas bocas que se juntam, loucas!
De inveja as gaivotas a gritar...
.
Alexandre O'Neill
in. "No Reino da Dinamarca"

Sem comentários: