Páginas

07 dezembro 2021

Se um almirante incomoda muita gente...

Encontrei há dias uma "crónica"
assinada pelo 
Eng. João Rangel de Lima
numa série que é conhecida por
"Crónicas da Tia Alzira".
.
Eng. João Rangel de Lima
.

Se um almirante incomoda muita gente...

 

Querido Sobrinho,

o António Costa, regozijou-se com o facto de se ter atingido mais cedo a meta dos 70% de vacinações.

Fartou-se de se regozijar e aproveitou para se regozijar antecipadamente com a provável antecipação dos 85%.

Sobre o Vice-Almirante Gouveia e Melo, nem um pio.

Sabemos que Costa é um grande admirador do seu umbigo e só gosta de rastejar perante os políticos estrangeiros poderosos da máquina de Bruxelas e perante os grandes patrões das grandes multinacionais curvando a espinha em ângulos impensáveis, mas não ter uma palavrinha de elogio à "task force" do Almirante é sinal sério, meu sobrinho, de que este êxito lhe faz mais comichão do que se tivesse aterrado numa moita de urtigas.

Com a minha idade provecta tenho armazenadas memórias que nem queiras saber! Então das últimas décadas! Pareço uma "base de dados" como agora se diz.

Quer aqui na aldeia, nas tricas da Junta, quer nas tricas da Câmara Municipal aqui do concelho, quer no País, são muitos os exemplos que registei de gente incomodada com a competência alheia.

O homem - Gouveia e Melo - é, para todos os efeitos, um servidor público. Seria de esperar que não fizesse nada a não ser coçar a barriga no posto elevado que já está.

Receberia o ordenado, assistiria a umas paradas e a umas recepções e gozaria esta fase típica de reforma antecipada sem a ter pedido.

Mas não é que o homem trabalha? Não é que não tem horário? Não é que sabe o que quer, define objectivos, organiza as coisas para os atingir, vai aos locais onde há falhas e põe tudo na ordem? Não é que tem o atrevimento de combater desperdícios de tempo e de dinheiro? Para cúmulo sabe do que fala, tem os números na cabeça, fala direito, não ilude as perguntas!

E fez o curso naval assistindo às aulas e fez o curso para poder aceder à categoria de vice-almirante, para além de ter tido que provar diariamente que merecia as promoções na hierarquia militar.

Não, isto é inadmissível para os "boys" - detesto este anglicanismo, prefiro dizer "jovens chulos" - estão a ser enxovalhados pela verticalidade, honestidade e competência do Almirante.

Qual o papel deles todos - inúteis parasitas? De embrulho? Não, não pode ser.

Quando a vacinação acabar, dá-se-lhe um louvor (muito a custo), a Catarina Mendes dirá que é uma vitória do PS e gira para a prateleira que não queremos cá a prova do algodão que não engana!

Era o que faltava, perturbar a nossa pocilga!

Cá para mim, querido sobrinho, o que tira o sono a Costa é pensar que o Almirante tome o gosto da governação.

 

Beijinhos da tua

Tia Alzira ."

.

in "Jornal i"

Nov/2021

1 comentário:

Olímpio Matos disse...

Antigo Presidente da JAE do meu tempo ? Só lhe falta o Luis no nome (João Luis) e o sorriso de gozão que então mantinha . Se sim, não o fazia blogger. Abraço .