Páginas

03 dezembro 2021

Faleceu D.Ascenso de Siqueira...

em 1 de Dezembro de 2021.
tinha 99 anos.
Ascenso José Vitor Maria de Todos os Bens de Siqueira
(infelizmente não guardo nenhuma fotografia deste nosso Colega)
.
Esteve presente como Professor de Canto Coral apenas no ano lectivo de 1959/60... o que não lhe tira o mérito de ser considerado um dos melhores Professores que passaram por este Liceu!... Os seus alunos/as já "setentões"  que o digam...
...e diz-me um deles: "lembro-me que aprendemos com ele algumas das mais belas páginas da música, como por exemplo coros do Nabuco, de Verdi, incluindo o magnífico "Va pensiero". Também cantámos trechos do Barbeiro de Sevilha e ouvíamos em Gira-Discos grandes obras como as belas sinfonias de Beethoven e Schubert."
.
Recebi notícias suas há cerca de um ano, através do seu sobrinho Luis de Siqueira Castro e Solla, que me informava, então, que: "...Mantem o seu fino sentido de humor e a sua impecável educação e delicadeza". Quanto aos seus antigos alunos que integraram o Orfeão Maior do Liceu de Setúbal e recordem D.Ascenso de Siqueira, deixo aqui um testemunho de que ainda está entre nós o Maestro que dirigiu os êxitos de um Orfeão que também deixou muitas saudades... (escrito em Setembro de 2020...)
.
Que descanse em Paz
          03/12/2021

Sem comentários: