Páginas

12 dezembro 2021

Quem é que se lembra disto?...

 Olha o que eu fui descobrir!...

Fernanda Leitão que foi Directora do "Templário",
um jornal publicado na época do "prec"
onde fomos encontrar este "mimo", o que mostra 
a sua Coragem naquela terrível e triste época...
.
Com o título "O Zé e a Noite", fomos encontrar esta "anedota":
.
"O fado é fachista, o Camões é fachista, o Torga é fachista, o Pessoa é fachista, o folclore é fachista, as bandas são fachitas, os locutores são fachistas, os actores são fachistas, o público é fachista, a ideia é faschista... reza o comuna.

.
E a Fernanda Leitão assina o texto seguinte que aqui deixo:
.
"E esta? Quando é que é dia? E quando é que cabemos todos em céu aberto?
Sinto-me, de repente, muito pequena diante do mundo e da vida. E se fosse de me dar confiança, daqui a nada estava a chorar. Assim, não. Enfio as mãos nos bolsos e ponho-me a dizer, de António Gedeão, DEZ REIS DE ESPERANÇA:
.
"Se não fosse esta certeza
que não sei donde me vem,
não comia, nem bebia,
nem falava com ninguém.
Acocorava-me a um canto, 
no mais escuro que houvesse, 
punha os joelhos à boca
e viesse o que viesse
Não fossem os olhos grandes
do ingénuo adolescente,
a chuva das penas brancas
a cair impertinente,
aquele incógnito rosto, 
pintado em tons de aguarela, 
que sonha no frio encosto
da vidraça da janela,
não fosse a imensa piedade
dos homens que não cresceram
que ouviram, viram, ouviram,
viram, e não perceberam,
essas máscaras selectas,
antologia do espanto, 
flores sem caule, flutuando,
no pranto do desencanto,
se não fosse a fome e a sede
dessa humanidade exangue, 
roía as unhas e os dedos
até os fazer em sangue."
.
E estou. E vou. E teimo. E reteimo. Quero Pão, Paz, Liberdade e Independência Nacional. Ora experimentem lá tirar-me desta...
Fernanda Leitão
.
NB: Fernanda Leitão faleceu em 14.01.2017.
Os templários não morrem. Afastam-se.
Na passada quarta-feira, no Hospital Toronto Western, a Fernanda afastou-se em paz, depois de 80 anos ricos de vida. Escrevia-nos as suas cartas e bilhetes do Canadá, com a sabedoria de quem passou por tanto e no seu jeito de quem está de bem com a vida. Foi jornalista e lutou contra a ditadura, antes e depois da revolução, primeiro na France Press, depois no jornal O Templário, do qual foi proprietária até ir para o Canadá. Pessoas como a Fernanda deixam verdadeiros vazios quando se vão. Descanse, Fernanda, teve uma vida admirável.
(in."Google")

Sem comentários: