Páginas

14 outubro 2021

Até parece de propósito...

Esta manhã, ao mesmo tempo que eu recebia o "cordão umbilical" que me liga à cidade onde nasci, o carteiro deixou-me também uma encomenda cujo tipo e cuja letra me disseram ser mais uma oferta do meu Amigo de infância António Salvado... Não me enganei! E pensei mais tarde ter-se tratado de um acto propositado!... Eu iria receber a oferta de um livro, do seu último livro de poemas, "Se canto são as palavras", no mesmo dia em que ele, em Salamanca, estaria a ser distinguido, com todo o mérito, pela sua imensa obra literária, com a Medalha "Fray Luis de Leon de Poesia Iberoamericana."
.
A capa do novo livro de poemas,
uma antologia organizada por Paulo Daniel
.
Como sempre o faz,
António Salvado
escreve uma dedicatória
cheia de Simpatia a Amizade.
.
.
ODE À POESIA
.
tu és o meu soluço e a minha solidão.
tão só me encontro e sou que até sofrer
seria acrescentar um beijo à vida.
dar-lhe, sereno a cálida pureza
da minha voz sem luz, desprotegida...
.
        uma tristeza veste o meu sentir...
        tu és a sensação e o pensamento:
        qualquer imagem nasce onde essa treva
        se forma e cresce e vive e se repete
        naquela imagem que depois me leva.
.
tu és o meu passado e o meu futuro,
engrinaldada virgem que mereço
desflorar no silêncio em que navego
e me consumo, abrindo a claridade
por onde me disperso e a ti eu chego!...
.
in. "DisVersos", 
1ªed. s.l., s.n. (edição do autor)
1993, p.22
.
NB- Mais uma vez agradeço
a tua oferta. 
Deus te pague...

Sem comentários: