Páginas

15 março 2021

Afinal anoiteceu...

...num poema de 
Miguel Torga
e a que deu o nome de 
Diário
.
Miguel Torga
.
Diário

Toda a semana me apeteceu gostar da Vida,
Por causa deste dia, que sonhei
Tão grande como o Dia do Juízo...
Afinal, anoiteceu, 
E o meu pobre coração
Trabalha como nos dias 
Em que nada aconteceu!...

Ora isto vem de tão longe,
É já tão velho e revelho
Adormecer como um justo
E acordar roubado e morto;
É tão natural em mim
a ânsia ser um aborto
Ao fim
Dos nove meses do prazo, 
Que era lógico e seguro
Ouvir cantar as sereias
Sem fazer caso...

Ah! mas isso é que não! Ninguém se iluda!
Ninguém pense que vou desanimar!
Não, senhor:
A Sagrada Teologia
Previu isto e muito mais...
Deus lá sabe
As linhas com que me cose...
Deus lá sabe
Se para o meu sumo bem
Terá de aumentar a dose...
.
Miguel Torga
in. " O outro livro de Job"
1936

Sem comentários: