Páginas

08 dezembro 2019

Merece ser destacado...

… no Diário de
Vasco Pulido Valente
no "Público"
de hoje, 
07 Dezembro 2019.
.
Vasco Pulido Valente
.

No dia 30 de Novembro, VPV escreveu no seu Diário:
" A menina Greta veio agora à vela de Nova Iorque, para não sujar o planete e para convencer os milhões de pessoas que todos os dias atravessam o Atlântico de que esse é o método mais prático e seguro de viajar. A propósito, o destino da menina Greta é Madrid.
E como tinha de fazer escala em Lisboa, provocou, naturalmente, uma crise de nervos nacional. O senhor Presidente da República explicou em pormenor por que razão não tencionava recebê-la com muitas selfies e um discurso no Cais de alcântara. O senhor presidente da Câmara de LIsboa já prometeu oratória e beijinhos. O senhor ministro do Ambiente teve um espasmo de alegria e virtude. E não há quem os agarre." 
.
No dia 1 de Dezembro, VPV escreveu no seu Diário:
"O 1º de Dezembro é uma data curiosa. Começou por ser o emblema da casa de Bragança: um emblema dinástico e não um emblema nacional. Foi também, depois, o hino do constitucionalismo monárquico, escrito por D. Pedro IV num acesso de lirismo imperial. Durante a República tornou-se uma festa da resistência monárquica. Hoje em dia, não se sabe porquê, O Estado democrático resolveu juntar-lhe o hino da Patuleia, que 35 bandas tocaram misteriosamente nos Restauradores.
Claro que Marcelo não se meteu nesta trapalhada: ajuizadamente entrou mudo e saiu calado nas cerimónias oficiais. Deixou a idiotia retórica a Siza Vieira e Fernando Medina.
.
No dia 4 de Dezembro, VPV escreveu no seu Diário:"Os candidatos à "liderança" do PSD insultaram-se entusiasticamente mostrando a mediocridade de todos eles -- o que se previa. O que não se previa é que, discutindo o partido com um ar sabedor, nenhum deles se tivesse referido à Igreja Católica Apostólica Romana. É como se ela nunca tivesse existido, nunca se tivesse importado com as peripécias do casamento de Sá Carneiro e não fosse, nos primeiros anos do regime, uma força decisiva em qualquer eleição."

Sem comentários: