Páginas

23 fevereiro 2019

Faleceu o Domingos Rijo...

… e disso só hoje tive conhecimento. 
Já ocorreu no dia 13 de Fevereiro mas só agora li a notícia, nas páginas do "Reconquista", hoje recebido.
Mais um bom Amigo que nos deixou…
Conheci-o nos tempos de Liceu, em Castelo Branco, nos últimos anos do Curso Liceal. Ele no 6º ou 7º anos, eu no 4º ou no 5º.
"Oficiais do mesmo ofício" era nas férias que ali nos encontrávamos e falávamos dos problemas que, por aquela altura, surgiam no ensino… Ele, vindo de Bragança, para onde foi "obrigado a desterrar-se" devido à carência de vagas nos quadros dos Liceus, eu ido de Setúbal, pelo Natal e pela Páscoa…

Dr. Domingos dos Santos  Rijo
.
"Domingos Rijo, professor aposentado do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Grande Oficial da Instrução Pública, faleceu aos 87 anos, no passado dia 13, em Castelo Branco.
Foi um dos impulsionadores da criação das Escolas Superiores de Educação, em 1985 e de Tecnologia e Gestão, em 1991, sendo também o primeiro director da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco, localizada em Idanha-a-Nova. 
Professor de Matemática, foi também reitor o Liceu da Covilhã, no início da década de 70.
Quando deixou a Covilhã, rumo a Castelo Branco, Domingos Rijo tinha colocado  na cidade serrana as sementes para a abertura de ensino superior naquela região.
Quis o destino que o seu contributo viesse também a ser decisivo para a abertura de cursos superiores em Castelo Branco e em Idanha-a-Nova.
A sua competência foi também colocada ao serviço do concelho que o viu nascer, Idanha-a-Nova, onde foi vereador.
By João Carrega
Reconquista 
21.02.2019"
.
Os Livros de Curso que os "finalistas" organizavam no final de cada Ano-Lectivo são "uma relíquia" de tempos que já não voltam… Num deles fui "descobrir" o Domingos Rijo!... numa página com uns versos assinados pelo Armando Salavessa e uma caricatura da autoria de António Seara, ambos seus colegas de turma. E muitos nomes que deixaram recordações na nossa Cidade ali permanecem junto do Domingos Rijo… O José Belo Videira, a Ricardina Alves da Silva, o Aureliano Felizardo, o Carlos Maricoto Monteiro, o Hermano Marques Pedro, o Hermenegildo Dias, o Isaac de Azevedo, o Joaquim Crisóstomo, o José Monteiro Grilo, o José Tavares, o Manuel Perdigoto, o Franco Dias, o Manuel "Bechareco" Silva, o Mário Godinho, o Rui Miguel e o Simão Malcata...    
.

Domingos dos Santos Rijo

Os versos que acompanham a caricatura:

Limites que dão p'ra zero,
Teoremas, equações,
Fracções e somas algébricas, 
Infinitos, progressões.
.
Absorvem do Rijo, o espírito
Fazem-no o mundo esquecer!...
Cheia a cabeça de números
Não pode amar e sofrer.
.
Protegido com escudo
De números entrelaçados,
Qual glorioso guerreiro
De antigos tempos passados.
.
No seu coração não entra
A mais pequena fracção
De seta que o Deus Cupido
Atire com precaução.
.
Assim segue essa vida,
Sem espinhos nem desenganos,
Vivendo p'ra matemática,
Irá passando os seus anos.
.
Salavessa
.
"Descansa em paz, Amigo."

Sem comentários: