Páginas

17 setembro 2015

A obra de Isabel Carriço

.
"Mana é mana.... e ela tem moedas e medalhas lindíssimas!" 
- O comentário é da Margarida Monteiro Grilo, irmã da Isabel Carriço, que acrescenta:
"... a mana e o cunhado, (são) dois verdadeiros artistas... Merece ser conhecida a obra deles tanto em moedas, como medalhas comemorativas...
.
Foi em Setembro de 2010, que a Margarida Carriço, irmã da Isabel,  fez chegar "às minhas mãos" esta informação que aqui vos deixo e me deixou a pensar em fazer um breve apanhado da Obra da Isabel e do Fernando Branco.
-
A Obra é de facto valiosa e merece ser conhecida embora o tempo disponível, por vezes se revele curto para uma pesquisa que muitas vezes se torna morosa...
Posto isto creio que será melhor começarmos pelo princípio...
A primeira medalha surgiu em 1973

Medalha 1973
.
NICOLAU COPÉRNICO - V CENTENÀRIO - 1973 
.
Anverso e reverso da medalha

Anverso – Copérnico sobre um fundo onde se lê: CLARISSIMUS ET DOCTISSIMUS DOCTOR NICOLAUS COPERNICUS TORUNENSIS CANONICUS WARMIENSIS ASTRONOMUS INCOMPARABILIS.
Reverso – sua Teoria da Rotação da Terra à Volta do Sol
Diâmetro: 70 mm – Ed. Gravarte
XVII FIDEM –Budapeste 1977  (*)
.
Nicolau Copérnico foi um famoso astrónomo e matemático polaco que viveu entre os séculos XV e XVI.
Deixou o nome ligado à teoria do heliocentrismo, que afirma ser o Sol o centro do Sistema Solar, e que se opõe à teoria do geocentrismo que era aceite na época em que viveu e defendia ser a Terra que ocupava o centro do sistema.
Nicolau Copérnico nasceu em Torun, na Polónia, em 19 de Fevereiro de 1473. Com 18 anos, matriculou-se ma Universidade de Cracóvia e aos 24 anos frequentava a a Universidade de Bolonha no Curso de Direito Canónico.
Copérnico realizou a sua primeira observação em 9 de Março de 1947, em Bolonha, apontando para a estrela Aldebaran, a estrela alfa da constelação Touro, a mais brilhante daquele grupo estelar, que entrava em eclipse nesse dia.
Doutorou-se em Direito Canónico no ano de 1503 e tornou-se Cónego da Catedral de Frauenburg, tendo construído nesta cidade o seu observatório Astronómica.
Escreveu, em Latim, algumas obras sobre Astronomia sendo a principal delas denominada "Das revoluções das esferas celestes" que foi publicada em 1543, o ano da sua morte
Nesta obra, Copérnico defende que o centro do Universo é o Sol e que os planetas circulam em órbitas circulares em redor do Sol pela seguinte ordem: Mercúrio, Vénus Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno e, depois, as estrelas fixas.
.
Os autores:
Isabel Carriço e Fernando Branco
Escultores
.
Antiga aluna do Liceu de Castelo Branco, conheci-a, menina ainda, quando tinha cerca de dez anos. Era a filha mais velha do meu professor de Educação Física Dr.António Carriço que foi médico na nossa cidade durante muitos anos e que deixou muitas recordações daqueles tempos de transição para a década de 50, principalmente para os alunos que formavam as equipas de voleibol a que dedicou uma boa fatia do tempo que dedicou ao ensino. Recordo também as segundas-feiras que se seguiam aos dias em que a Académica perdia... No Ginásio, a turma de 30 alunos era dividida em duas metades que jogavam, durante o tempo inteiro, um jogo que era designado por "brutebol"... enquanto o Prof. passava os olhos pela "Bola".
.
NB - (*) 
Em 1977, representaram Portugal no XVII Congresso do FIDEM, em Budapeste.
Curiosamente, na primeira semana deste mês de Setembro/15, decorreu em Sófia um Congresso da FIDEM, onde Portugal esteve representado por um professor de Castelo Branco:
"José Simão, escultor e docente da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), foi seleccionado com três trabalhos para integrar a representação portuguesa ao 33º Congresso da FIDEM-Federação Internacional da Medalha, organização mundial que congrega artistas, coleccionadores e fabricantes, que este ano reúne, de 2 a 6 de Setembro, em Sofia, capital da Bulgária."

Sem comentários: